Skip to content

Memorial APA da Marituba ainda não atende turistas

  • Home
  • Blogs
  • Memorial APA da Marituba ainda não atende turistas

Blog

Memorial APA da Marituba ainda não atende turistas

Inaugurado em 23 de outubro de 2010, o Memorial da APA (Área de Proteção Ambiental) da Marituba do Peixe ainda não funciona como recepção aos turistas que visitam o “Pantanal Alagoano”. Instalado à margem da rodovia AL 101 Sul, entre Penedo e Piaçabuçu, a estrutura atende, precariamente, apenas ao Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

Construído pela Codevasf e planejado para funcionar como centro de referência (base para a realização de pesquisas científicas, atendimento ao visitante, apoio logístico para ações do conselho gestor da APA, sede para a guarnição do BPA, fomento ao ecoturismo etc.), o Memorial da APA da Marituba passa por ajustes para atender aos objetivos propostos, pelo menos no apoio à atuação do BPA.

A corporação que faz o patrulhamento rural na região sofreu algumas baixas no decorrer desses quatro meses. A cozinheira que preparava a alimentação foi retirada do Memorial, assim como o vigia que fazia a segurança do local durante as rondas dos militares, pessoal que já retornou aos cargos. Até a comida fornecida aos policiais foi suspensa durante cerca de um mês, com a alimentação mantida nesse período pela própria Polícia Militar.

A operacionalização do Memorial da APA da Marituba é de responsabilidade compartilhada entre as prefeituras de Penedo, Piaçabuçu e Feliz Deserto, municípios com parte de seus territórios situados dentro do “Pantanal Alagoano”. Já o suporte e o apoio logístico ficam por conta do governo estadual e da Codevasf, cabendo ao BPA as missões de proteger a APA e desenvolver ações de educação ambiental com a comunidade nativa.

Para tanto, os militares precisam de um veículo 4×4 para circular dentro da APA, principalmente durante o inverno, e de embarcações para navegar nos rios, lagoas, no “Velho Chico” e ainda até a foz, veículos que o BPA não dispõe, apesar das promessas. Todos esses assuntos foram discutidos em Penedo na última quarta-feira e serão retomados na próxima semana em nova rodada de conversas, desta vez em Maceió.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também