×

Blogs Roberto Lopes

Advogado, Jornalista e Professor. Pós-Graduação em Comunicação e Marketing Empresarial; e mestrados em Direito Eleitoral e Direito Administrativo

Maior encontro político da juventude começa nesta quarta-feira (12), em Brasília

Juventude brasileira vai participar de debates, grupos de discussões e atividades culturais

Em sua 59ª edição, o maior Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) reunirá 10 mil estudantes de todas as regiões do país, em Brasília, entre os dias 12 e 16 de julho.

Durante cinco dias, a juventude brasileira vai participar de debates, grupos de discussões, atividades culturais e promoverá, ainda, o ato político ‘A nova universidade para reconstruir o Brasil’, na sexta-feira, dia 14.

Os debates envolvem assuntos como a democracia em risco, a luta contra o neofascismo no Brasil; a construção de políticas de segurança pública; regulamentação das mídias sociais; combate às fake news; cultura; crise do capitalismo; ampliação dos direitos dos povos tradicionais; mundo multipolar; formação profissional da juventude; defesa da Amazônia e do meio ambiente; o direito à terra e o papel da pesquisa científica.

Temas sobre a reformatação das universidades também contemplam a programação do Congresso, que vai discutir o ensino privado; a universidade livre de LGBTFobia; a revogação do Ensino Médio; as novas formas de ensino; o Plano Nacional da Educação (PNE) e o Sistema Nacional de Educação; além de temas que envolvem a segurança e os direitos da mulher; juros e os desafios de uma política de financiamento.

O combate ao racismo, o papel das universidades no desenvolvimento regional e na produção da ciência, as universidades comunitárias e a luta pela autonomia universitária também estão entre os temas a serem discutidos pela juventude durante os cinco dias de encontro.

Para participar do 59ª Congresso da UNE, os estudantes precisam estar matriculados em uma instituição superior de ensino.

Fonte: gov.pt