Skip to content

Lei Seca no Brasil completa 15 anos de conscientização e salvando vidas no trânsito

  • Home
  • Blogs
  • Lei Seca no Brasil completa 15 anos de conscientização e salvando vidas no trânsito

Blog

Lei Seca no Brasil completa 15 anos de conscientização e salvando vidas no trânsito

A Lei Seca no Brasil completa 15 anos nesta segunda-feira (19), e seu impacto no comportamento dos motoristas tem sido crucial para salvar milhares de vidas no trânsito.

A Lei alterou o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estabelecendo o limite zero para o consumo de álcool e impondo penalidades severas aos condutores que teimam em dirigir embriagados.

Dados da PRF mostram uma redução progressiva nos casos de acidentes relacionados à embriaguez ao volante. Em 2008, quando a lei entrou em vigor, foram registrados 38.273 óbitos em todo o país por essa razão. No período entre 2017 e 2023, foram registrados 32.558 acidentes em rodovias federais em todo o país.

Vale ressaltar que um motorista embriagado pode ser multado em R$ 2.934,70, valor que dobra em caso de reincidência no período de um ano. Além disso, o condutor está sujeito a processo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e, em casos mais graves, pode ser preso em flagrante.

Conscientização e responsabilidade são peças-chave para garantir a segurança no trânsito. Por isso, é crucial escolher alternativas inteligentes para aproveitar momentos de diversão, como optar pelo “amigo da vez” e retornar para casa de maneira segura, seja por meio de táxi, transporte público ou aplicativos de mobilidade. Colocar a segurança e a proteção à vida em primeiro lugar é uma decisão que todos devem tomar.

Lembre-se: se beber, não dirija!

Fonte: PRF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também