Skip to content

Junho Vermelho: o que você precisa saber para doar sangue

  • Home
  • Blogs
  • Junho Vermelho: o que você precisa saber para doar sangue

Blog

Junho Vermelho: o que você precisa saber para doar sangue

Junho Vermelho: Doe Sangue, Doe Vida, Doe Sempre (Arte: Ministério da Saúde)

A campanha Junho Vermelho, realizada este mês por instituições públicas e privadas da área da saúde, busca conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e, desse modo, angariar mais doadores voluntários.

Campanha

A data escolhida para celebrar o Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, tem o intuito de sensibilizar a população em prol dessa causa e de agradecer àqueles que doam um pouco de si para salvar vidas. A data foi oficializada pela Assembleia Mundial da Saúde em 2005.

Critérios básicos para doação

· Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);

· Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

· Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (serão aceitos documentos digitais com foto).

· Pesar no mínimo 50 kg.

· Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

· Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas).

Condições e vantagens

Para doar sangue, é necessário que o usuário esteja em boas condições de saúde, não esteja tomando medicamentos como antibióticos, não esteja com febre ou com sintomas de infecção.

Existem legislações que concedem vantagens aos doadores de sangue, estimulando a prática e garantindo o estoque dos bancos. A lei federal nº 1.075/1950, dispõe que funcionários públicos civis de autarquia ou militares sejam dispensados do ponto no dia da doação. Para os celetistas – trabalhadores da iniciativa privada –, o artigo 473 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê um dia de folga.

 

Fonte: Gov BR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também