Skip to content

Jogos Estudantis da Primavera traz à tona velhos problemas de Penedo

  • Home
  • Blogs
  • Jogos Estudantis da Primavera traz à tona velhos problemas de Penedo

Blog

Jogos Estudantis da Primavera traz à tona velhos problemas de Penedo

Mesmo com o enorme sucesso, que tem caracterizado o início da edição 2010 dos Jogos Estudantis da Primavera de Penedo, algumas verdades saltam aos olhos desse humilde colunista, verdades essas que, me permitam, passo a comentar com vocês nesse blog.

Primeiro que tudo, não podems nos iludir diante da verdade máxima: o nível técnico dos nossos jovens, nos mais diversos esportes, deixa muito a desejar. Diante dessa constatação, passamos aos questionamentos: porque isso está acontecendo? será culpa dos garotos que não estão dando a devida importância à prática desportiva? serão os professores, os verdadeiros responsáveis por esse triste quadro, ao não ensinarem noções básicas e fundamentais de iniciação ao desporto, qualquer que seja? porventura, a escassez de locais apropriados para a prática das atividades desportivas na nossa cidade também contribui para essa verdade?

Aqui pra nós, acho que todos esses tópicos juntos, tem sido fundamentais para que esse quadro, que vem sendo apresentado à muito tempo, permaneça por um longo e angustiante período no nosso “Principado de Penedo”.

A falta de talento existe, sim, está evidente, mas por conta disso é que o trabalho de garimpagem deve ser intensificado, principalmente pelos responsáveis por essa área, nas escolas do nosso município. Não podemos cruzar os braços e esperar que apareçam “Pelés”, “Neymares”, “Gibas”, “Dantes” e etc, mesmo diante da máxima que diz: o talento não escolhe onde vai nascer. Acredito que o trabalho de revelação de craques, os mais diversos e nas mais diversas modalidades, precisam ser intensificados, pois só assim, esses jovens poderão eclodir e mostrar o seu potencial.

Vou deixar a parte dos “mestres da Educação Física” por último. Antes disso, quero me ater à velha, cansada e repetitiva história da falta de espaços para a prática das atividades esportivas na nossa querida Penedo. Sinceramente, não entendo como funciona o sistema que aí está. Se a disciplina de Educação Física é obrigatória nos estabelecimentos de ensino, como permitem que se construam escolas sem um local apropriado para tal fim? Pois aqui em Penedo existem inúmeros colégios sem quadras poliesportivas, fato que, ao meu ver, é um verdadeiro absurdo. E não me venham com a balela que a disciplina pode ser ensinada dentro da sala de aula. Eu dou um doce pra quem descobrir talentos, trabalhando apenas dentro da sala de aula.

Por último, já pude constatar a falta de preparo de alguns profissionais do ramo para o exercício da profissão. Falta de noções básicas tipo fundamentos, ausência de preparo físico e emocional adequados, além do não conhecimento das regras dos esportes que estão praticando, mostram claramente que alguns “mestres” desse ofício, estão precisando melhorar. Só para vocês terem uma noção do que estou dizendo, ontem à noite (19/10), durante uma partida de futsal, esporte amplamente difundido no seio dos nossos jovens, uma equipe foi obrigado a tirar quatro ou cinco saídas de bola, pois seus jogadores não tinham conhecimento que a bola tem que ser rolada para a frente e não para trás, como assim procedera, É o fim do mundo, um negócio desse. Estou citando apenas um exemplo, assim mesmo de um esporte ultra popular. Imagine se for comentar aberrações de handebol ou outro esporte de menor popularidade. Portanto, só me cabe, na categoria de desportista da terra e torcedor das coisas de Penedo, pedir para que alguns “profissionais sabidos”, deixem a soberba de lado e se conscientizem que a humildade cabe em qualquer lugar das nossas vidas, por isso, não custa nada demais estudarem mais um pouquinho. Me desculpem a franqueza, mas é para o bem de todos, inclusive de vocês próprios, que pensam saberem tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também