×

Blogs Roberto Lopes

Advogado, Jornalista e Professor. Pós-Graduação em Comunicação e Marketing Empresarial; e mestrados em Direito Eleitoral e Direito Administrativo

Indicações pedem psicólogos e nutricionistas para escolas estaduais de Penedo e da 9ª Gere

Indicações são de autoria do deputado Delegado Leonam

Tramita na Assembleia Legislativa de Alagoas duas indicações de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil), que pedem ao Governo do Estado e aos secretários de Saúde e Educação, a implantação de psicólogos e nutricionistas, no sistema de rodízio, em todas as escolas que fazem parte da 9ª Gerência Regional de Educação que abrange as cidades de Penedo, Feliz Deserto, Piaçabuçu , Igreja Nova, Poto Real do Colégio, São Braz, Olho D`Água Grande e Campo Grande.

Psicólogos
O deputado explica que o psicólogo está entre os colaboradores que desempenham um papel importante num ambiente escolar. Segundo ele, o acompanhamento e apoio deste profissional intervém em questões de conflitos interpessoais de maneira a atuar na solução e prevenção de problemas relacionados ao processo de socialização e aprendizagem dentro da escola.

“O psicólogo é fundamental para orientar os estudantes e professores sobre temas relevantes no cenário atual, como bullying, drogas e relacionamento familiar. Além disso, eles desempenham papel importante na percepção de necessidades especiais no aprendizado, contribuindo para a melhora no rendimento escolar”, destaca Leonam.

Nutricionistas
Leonam esclarece que a alimentação saudável é primordial para as crianças em idade escolar, é na infância, segundo ele, que os hábitos alimentares são formados, e neste caso, uma alimentação saudável é capaz de evitar déficits, carência e excessos nutricionais.

“Alunos bem alimentados mostram um potencial maior tendo mais energia, disposição e agilidade mental. O nutricionista é o profissional capacitado para utilizar o alimento como instrumento na promoção de saúde e segurança alimentar, em conjunto com a equipe escolar e familiares, prevenindo uma série de doenças e desequilibrios futuros”, afirma o deputado.

As duas proposições serão votadas nos próximos dias no Plenário da Assembleia Legislativa e em seguida, serão encaminhadas ao governador Paulo Dantas para as devidas providências.