Uma denúncia feita no último sábado, 1º de setembro, na Delegacia Regional de Penedo pelo ex-gestor e candidato a prefeito de Penedo, Március Beltrão (PDT), deu um novo clima eleitoral na histórica cidade, repercutindo inclusive na imprensa estadual a exemplo do portal de notícias Cada Minuto e no O Jornal.
O candidato do PDT impetrou também uma ação contra a coligação “Pra Fazer Muito Mais” do atual prefeito Israel Saldanha (DEM), denunciando que o marqueteiro da campanha de Saldanha/Toledo reproduziu várias vezes nos carros de som, no guia eleitoral e nas inserções de rádio, um áudio falso com a voz do ex-prefeito falando que saúde, educação e ação social não funcionou.
Para os advogados de Március, a montagem foi feita com a única finalidade de prejudicar o candidato, não correspondendo com o áudio original. Nas publicações da imprensa estadual, é lembrado que o Boletim de Ocorrência registrado pela coligação “A Vontade do Povo”, denuncia que houve uma trucagem de voz. “Após o texto que diz: ‘A saúde de Penedo não funcionou’, nota-se que houve um corte e a edição de uma fala minha em outro momento”, relatou o ex-prefeito na denúncia.
Pesquisa Ibrape-Cadaminuto
O portal de notícias Cada Minuto que publicou uma recente pesquisa feita pelo Ibrape, no último dia 23 de agosto, lembrou que o resultado deu o dobro dos votos para Március Beltrão que ficou com 45% das intenções de votos, seguido por Saldanha com 22%. No quesito rejeição, 29% dos entrevistados disseram que não votariam de forma nenhuma no atual prefeito.
A imprensa estadual lembrou ainda que o áudio falso coincidentemente começou a ser espalhado em carros de som, no guia eleitoral e nas inserções de rádio da coligação de Saldanha/Toledo, depois do resultado da pesquisa, talvez numa tentativa de alavancar à campanha do Democratas e dos tucanos em Penedo, e pergunta: Como? Com montagem de áudio falso?
