
O Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, publicou no Diário Oficial da União, desta terça-feira (8), uma portaria reconhecendo situação de emergência nas cidades alagoanas de Belo Monte, Jaramataia e Piranhas. Essa decisão foi tomada em resposta às condições desfavoráveis que impactaram essas localidades devido à seca.
Na semana passada, a secretaria nacional já havia reconhecido essa mesma situação de emergência nos municípios de Água Branca, Batalha, Inhapi, Pariconha e Traipu. O reconhecimento da situação de emergência facilita a disponibilização de recursos federais, permitindo que os governos locais obtenham apoio financeiro para lidar com os desafios da seca. Essa medida tem vigência imediata.
Agora, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como: compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kiits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório.
A declaração de situação de emergência visa ainda, garantir a proteção de populações vulneráveis, como idosos, pessoas com deficiência, crianças, imigrantes desabrigados e comunidades isoladas. Além disso, busca restabelecer a normalidade nessas regiões.