A ministra do Desenvolvimento Social e combate à Fome, Tereza Campello, assinou portaria que cria o Prêmio Brasil Sem Miséria de Boas Práticas, voltado ao reconhecimento de iniciativas inovadoras e/ou exitosas no âmbito do público alvo e dos eixos que estruturam a atuação do Plano Brasil Sem Miséria, quais sejam, garantia de renda, acesso a serviços e inclusão produtiva.
O Prêmio Brasil Sem Miséria de Boas Práticas tem como objetivo identificar, reconhecer, valorizar, documentar, difundir e dar visibilidade a iniciativas que se desenvolvam em consonância com as diretrizes do Plano Brasil Sem Miséria, e que contribuam para a superação da extrema pobreza em nosso país.
O prêmio será regulamentado por comissão organizadora de acordo com instrumento próprio, no qual deverão ser estabelecidos: categoria de premiação; objetivos; critérios de elegibilidade; prazos; critérios de seleção, de julgamento, de avaliação e de premiação; calendário e demais itens que se façam necessários.
De acordo com a ministra, o prêmio, tem por finalidade a superação da extrema pobreza em todo o território nacional. “O desafio de superar a extrema pobreza exige um esforço conjunto da nação por meio da integração entre governos – federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal – e sociedade civil para implementação de políticas, programas e ações articuladas que promovam o desenvolvimento com redução das desigualdades sociais”, afirmou
