Rezemos!!!!! Rezemos!!!!! Rezemos!!!!!
São Francisco, Sant'Ana, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Fátima, São Pedro, São José, São João, São Sebastião, Nossa Senhora da Conceição, Santo Antônio, São Jorge, São Judas Tadeu e Nossa Senhora de Aparecida. Não podemos esquecer ‘Meu Padim Ciço’, não é considerado santo pelo Vaticano, mas pelo nordestino sim.
Bem, selecionei alguns, dos dezenas de santos católicos. Qual desses vocês escolheriam para fazer a segurança de Alagoas, tentar diminuir os altos índices de criminalidade.
Por infelicidade, o governo assinou o atestado de incompetência no combate ao crime. Após mais uma matéria a nível nacional, onde a ‘Terra dos Marechais’ foi mostrada negativamente no último domingo (Fantástico), o secretário de Estado da Defesa Social (Seds), soltou uma pérola, durante participação em reunião do Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg), nesta segunda-feira (24), em Maceió.
“Só contratando um santo para baixar os índices de criminalidade mais rapidamente”. Essas foram às palavras do secretário Eduardo Tavares, ao rebater as críticas do Conselho sobre a violência que acomete Alagoas.
Levantamento realizado por um grupo conceituado de estudos do México, apontou Maceió como sendo a 5ª capital mais violenta do mundo e a 1ª do Brasil.
Isso só atesta a falta de capacidade do governo de Alagoas no enfretamento ao crime. Vários os fatores que corroboram com isso: Falta de politicas sociais, voltadas aos jovens. Baixo efetivo policial e falta de estrutura para as polícias. Viaturas, batalhões e delegacias sem o mínimo de infraestrutura. Além de Educação de baixa qualidade, a falta de escolas em tempo integral, salário defasado, entre outros.
Só para ter uma ideia, em Penedo, terrenos para a construção do quartel próprio do 11º BPM e do 6º GBM foram doados há anos ao Estado. Sendo para a PM, no bairro Raimundo Marinho e, para o Corpo de Bombeiros, na área que fica em frente ao Colégio Estadual Comendador José da Silva Peixoto. E o Estado não se pronunciou.
Nenhum investimento com educação foi feito em Penedo. Escolas caindo, sem reformas, as duas quadras de esportes da rede estadual de Educação interditadas pelo CB. Como um governo que combater a criminalidade se em nada ele investe. Convenhamos, um usineiro que apenas têm olhos para a ‘elite alagoana’.
Não se combate violência apenas com enfrentamento policial. Fatores como educação, trabalho e saúde, são primordiais. Mas, o governo de alagoas não aprendeu isso em sete anos, não será agora, faltando pouco mais de oito meses, que vai aprender.
Lembrando que a Força Nacional está em Alagoas desde 2012, o primeiro estado brasileiro a receber o aparato disponibilizado pelo governo federal. E nesta semana, sua permanência foi prorrogada por mais três meses.
Diante da inoperância do Estado, o recém-nomeado secretário de Estado da Defesa Social, Eduardo Tavares, pelo menos em meio a tudo isso, foi verdadeiro em sua fala. Apenas os santos podem nos ajudar.
Rezemos!!!!!
