Começou nesse mês de fevereiro, mais uma edição da Copa Libertadores da América, maior competição de clubes no nosso continente. O campeão desse torneio representará a América do Sul na fase final do Mundial de Clubes, em dezembro.
Depois das rodadas iniciais, está claro que o futebol brasileiro precisará melhorar muito para recuperar o status de vencedor do tradicional torneio sulamericano. Até aqui, São Paulo, Inter, Cruzeiro e, principalmente, Atlético-MG, realizam campanhas que vem deixando muito a desejar.
O Corinthians, que venceu e convenceu na estréia diante do São Paulo, precisa ser melhor avaliado, pois enfrentou uma equipe nacional e a referência deve ser outra, pois os argentinos estão fortes e vão lutar pela permanência da hegemonia continental.
Tradicionais rivais, nossos hermanos vizinhos estão vindo com Boca Juniors, River Plate, Racing e San Lorenzo (atual campeão) em grande fase, destoando apenas o Hurácan, que não deve ir muito longe.
Portanto, o alerta está ligado desde o início da competição. Caberá aos nossos representantes se estruturarem melhor e brigar para que possamos ter equipes brasileiras na reta final, na decisão e quem sabe, campeã das Américas. Temos que torcer muito, mas cá para nós, acho difícil que isso venha a acontecer.
