Há mais de um ano desativado o Expresso Saúde que era mantido pela Prefeitura de Penedo, através de sua Secretaria de Saúde, tem feito falta e a diferença na vida de diversas comunidades da zona rural do município. Um ônibus equipado com equipamentos que garantiam a oferta do serviço básico de saúde nas próprias comunidades era levado todas as semanas para as mais diversas áreas do município, onde era garantido à população o atendimento médico sem precisar sair de perto de suas casas.
O serviço foi implantado em 03 de maio de 1999 pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Penedo, na gestão do então secretário de saúde, médico Raimundo Rosário Souza, atualmente ocupando uma cadeira na Câmara Legislativa de Penedo. Naquela época o Expresso Saúde funcionava a todo vapor com o direcionamento de um atendimento médico de qualidade, onde o paciente era acompanhando de forma que pudesse sanar suas enfermidades.
A primeira equipe médica contava com a participação dos médicos Isabel Medeiros e Ubiracy Alves Dantas, além do odontólogo Robson Lessa que mais tarde se tornou Secretário de Saúde do Município.
Atualmente o Expresso Saúde se encontra escondido no terreno atrás do Prédio da Secretaria, mas, dizem as conversas de bastidores que como haverá o “Expresso Folia” durante os festejos carnavalescos de Penedo e a filha da Secretária de Saúde é Secretária de Cultura e Turismo, uma substituição pode ter acontecido.
Enquanto o período é de festa, talvez queiram subestimar a inteligência do povo e fazer com que os Expressos Saúde e Folia, tenham o mesmo valor. Aliás, parece que querem mesmo que o pão e circo possam substituir a carência da população. Lamentável, mas o frevo continua!