Durante entrevista com a superintendente do Ibama em Alagoas, Sandra Menezes, a diretora de jornalismo e âncora do Programa Lance Livre da Penedo FM, Martha Martyres, comentou sobre denúncias feitas por pescadores que recebem segurou defeso no Pontal do Peba. A radialista ouviu de beneficiados que comerciantes aceitam vender produtos para alimentação em troca do benefício, sem repassar o troco da compra.
O beneficiário que recebe R$ 1.090 para manter a família durante os 45 dias de proibição de pesca de camarão, período para reprodução do crustáceo em todo litoral alagoano, entrega o seguro, mas leva para casa mantimentos que totalizam cerca de R$ 700. A troca injusta é aceita porque ninguém quer passar fome e também acontece com beneficiários do Bolsa Família em Penedo, segundo o repórter Luiz Carlos Oliveira (confira as denúncias na matéria “Áudio: Resposta para TAC para Pontal do Peba deve ser conhecida em dez dias“, editoria Alagoas)
“Vou encaminhar à Ouvidoria do Ibama e passar para o Ministério Público Federal”, afirmou Sandra Menezes sobre a denúncia grave, supostamente praticada por comerciantes inescrupulosos, e que precisam ser apuradas com rigor.
