Milton Muniz, Secretário Geral da JPMDB/AL
O Senado deve aprovar nesta quarta-feira (03) o projeto do Estatuto da Juventude, que estabelece uma série de direitos para as pessoas de 15 a 29 anos. Em Alagoas diversos jovens estão se programando para participar do twittaço da Juventude em favor do #estatuto.
Para o secretário geral da JPMDB em Alagoas, o jovem Milton Muniz, a aprovação do Estatuto e da garantida dos direitos da juventude brasileira, é o marco legal das lutas e conquistas. “A juventude não é só o futuro do país, mas o presente. Não podemos perder a oportunidade histórica de incluir milhões de jovens no desenvolvimento do nosso país”, declarou Milton.
Entre as discussões polêmicas que envolvem a aprovação do Estatuto está a meia-entrada em espetáculos artístico-culturais e esportivos a jovens estudantes ou comprovadamente carentes e da expedição da carteira de identificação estudantil, que, pelo texto, será feita “preferencialmente” pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), mas sem garantia de exclusividade.
De acordo com o vereador por Penedo Marcelo Pereira (PT), a proposta não foi analisada na semana passada porque eram necessários ajustes no dispositivo que prevê vagas gratuitas para estudantes carentes no transporte rodoviário interestadual. O texto assegura a ocupação de dois assentos gratuitos e mais dois com desconto de 50%.
