×

Estamos em alerta! Suicídios e/ou homicídios?

Muitos acontecimentos de suicídios no nosso estado tem acendido a luz vermelha . Uma preocupação constante dos policiais que chegam ao local de crimes é a sua preservação. Sabemos que a lei obriga que tudo seja preservado para auxiliar a polícia judiciária na elucidação do fato.

A presença dos profissionais da equipe da perícia oficial é de suma importância. Nada pode ser descartado! O laudo emitido pela equipe de peritos vai corroborar com a justiça para saber como se deu a dinâmica do evento . Deve-se esperar o laudo médico que indicará a causa da morte. O levantamento do local é imprescindível em crimes de homicídios / suicídios . Tudo deve ser examinado. O importante trabalho do perito criminal é coletar ,examinar, interpretar , descrever e analisar um fato ou documento. O local onde aconteceu um crime se encontra desorganizado e cabe ao perito de maneira ampla fazer a dinâmica do evento para não prejudicar sua convicção evitando interpretações aleatórias e indesejadas para não prejudicar a verdade e sua aplicabilidade. Os elementos materiais encontrados no local do crime, juntamente com o cadáver formam o que chamamos de corpo de delito.

Outro fator importante é a necropsia elaborada pelo médico legista. De acordo com a extensa bibliografia médica, existem várias explicações sobre as diferentes modalidades de asfixia : enforcamento, esganadura , estrangulamento , sufocação, soterramento, afogamento e confinamento . Bem. Aí que ficamos a imaginar o quão é importante para a polícia, família e toda sociedade o trabalho desses profissionais na elucidação de crimes.

Pesquisamos o significado de alguns conceitos. O enforcamento ” É a modalidade de asfixia que a constricção do pescoço é feita por um laço que tem a extremidade fixa em um ponto dado e cuja força atuante é o próprio peso da vítima.” ; O estrangulamento ” É a modalidade de asfixia em que a constricção do pescoço é feita por um laço e a força atuante é outra diversa do peso da vitima.” ; esganadura ” É a modalidade de asfixia em que a constricção do pescoço é feita diretamente pela mão.” ; Sufocação ” É a obstrução das vias aéreas.” ; Soterramento ” É a introdução do indivíduo no meio sólido.” ; Afogamento ” É a introdução de líquidos nas vias aéreas.” E Confinamento ” Quando uma pessoa fica num lugar onde o ar se torna irrespirável.” Segundo os especialistas , no enforcamento a causa mais frequente é o suicídio e no estrangulamento é o homicídio.