Segundo a apuração da empresa de segurança eletrônica Kaspersky, um grupo de criminosos colocou em operação um dispositivo capaz de fraudar compras com cartão de crédito realizadas por aproximação em diversos pontos de vendas, esta modalidade se tornou popular no Brasil, logo após o período da pandemia naturalidade de compras realizadas com esta condição cresceram 77% em todo país. O devido alerta foi anunciado pela empresa e aponta que este novo golpe esteja sendo difundido por meio de um vírus do Prilex, em dispositivos eletrônicos, máquinas de cartões e alguns dispositivos bancários em celulares. Ainda segundo a empresa, as três variações do Prilex (vírus digital), são capazes de bloquear pagamentos por aproximação nos dispositivos infectados.
Neste contexto, a operação acontece quando, ao impedir a transação, o consumidor é forçado a usar o cartão de crédito físico, o que permitirá a realização da !transação-fantasma” pelos cibercriminosos. O vírus foi desenvolvidos e introduzido no mundo digital por fraudadores brasileiros especializados em TI, este grupo se notabilizou por sua evolução gradativa na arquitetura dos golpes, migrando de um malware (programa malicioso) de caixas eletrônicos para fraudes em pontos de venda, onde realmente as transações acontecem diariamente.Especialistas em segurança eletrônica afirma que o grupo opera na América Latina desde 2014, supostamente, por trás de um dos maiores ataques nessa região, que se concretizou durante o Carnaval do Rio de Janeiro em 2016, capturando dados de mais de 28 mil cartões de crédito, levando muitas vítimas a uma perda significativa de dados e valores.
Neste processo, houve indícios de que o vírus já atuava em outro países, no ano de 2019, foram identificados na Alemanha fraudes em cartão da Mastercard, emitidos pelos banco alemão OLB, golpes que sacaram mais de € 1,5 milhão de cerca de 2 mil clientes. Para poder se livrar deste golpe, especialistas indicam que ao ser avisado da transação negativada, não tentar novamente, mas efetivar o pagamento por meio de dinheiro em cédulas, livrando-se de perder dados e valores. Ao observar qualquer modificação, ou transação estranha na conta ou cartão, o bloqueio do mesmo deve ser acionado, e logo efetivado um Boletim de Ocorrência que deverá ser realizado.
Até o nosso próximo encontro!!