×

Especialistas da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia alertam para o uso inadequado da mochila escolar

A mochila deve ser vista como investimento, podendo assim manter postura adequada.

Um novo ano sempre traz consigo novas oportunidades, logo renova-se o período escolar, consigo a necessidade de novos materiais e acessórios, mas um material necessita ter mais atenção e cautela em sua compra, você sabe qual é esse material ? A mochila escolar, este é o produto que recebe menos atenção. O presidente do Comitê de Ortopedia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), defende que a mochila é mais que um adereço e precisa ser escolhida com devido cuidado. Uma mochila mal regulada, inadequada para altura do usuário e acima do peso pode causar diversos problemas sérios na coluna, sendo destes o mais recorrentes; dores nas costas, ombros, quadril e joelhos, desenvolver uma má postura, desvios na coluna, tal como escoliose e o aumento da cifose, deixando o usuário corcunda.

O presidente da SBOT, explica que para obter um melhoramento no uso deste equipamento, deve seguir o seguinte preceito: “ A mochila ideal deve ir do ombro da criança até a altura da cintura. O ideal é que fique uns 5 centímetros abaixo da linha da cintura. Então, não pode ser muito grande para criança, além disso, a mochila deve ser ergonômica, respeitando as curvaturas naturais da região dorsal e da lombar. Ela deve ter alças largas e acolchoadas, para não causar incômodos nos ombros “. É preciso regular corretamente a mochila para não causar danos à coluna, para isso, as duas alças devem ser usadas nos ombros, sempre bem ajustadas, e o peso carregado não deve ultrapassar 10% do peso da criança, como orienta a SBOT. É claro, na prática, o ideal é que a criança que pesa 40 quilos carregue uma mochila de no máximo 4 quilos, oferecendo assim uma melhor ergometria para lombar e consequentemente coluna.

É necessário distribuir este peso também pode fazer uma grande diferença, pois o ideal é que a mochila já tenha duas divisões, para que o material mais pesado, tal como livros, cadernos, fique mais próximo das costas. Uma alternativa à mochila tradicional é aquela com rodinhas, que não deposita muitos esforços na coluna, ideal para crianças menores, pois até na questão de movimentação, consegue oferecer uma melhor posição para tal. Apesar de parecer pequenos detalhes, especialistas alertam que tudo isso pode fazer uma grande diferença, tanto na condição de saúde da coluna e articulações, quanto na qualidade de vida dos alunos.

Até o nosso próximo encontro!!