A Assembleia Legislativa de Alagoas deve votar nos próximos dias, uma indicação que pede ao governador do Estado, Paulo Dantas e ao secretário estadual de Educação, Marcius Beltrão, que empreendam esforços no sentido implementarem um programa de capacitação acerca dos procedimentos de combate ao bullying e acolhimento de suas vitimas, para a comunidade escolar das instituições da 9″ Gerência Regional da Educação (Gere), que compreende as cidades de Penedo, Piaçabuçu, Igreja Nova, Feliz Deserto, Poto Real do Colégio, São Braz, Olho D’Água Grande e Campo Grande.
De acordo com a autora da proposição, deputada Cibele Moura (MDB), desenvolver ações de capacitação para combate ao bullying nas escolas é uma medida muito importante para prevenir e reduzir o problema nas instituições de ensino uma vez que se trata de um comportamento agressivo, intencional e repetitivo, que pode causar danos físicos, psicológicos e sociais à vítima.
“De tal modo, torna-se indispensável que a comunidade escolar esteja apta a agir da maneira mais adequada, quando na ocorrência destas situações. Sejam professores, diretores ou coordenadores, todos os funcionários devem ser agentes ativos na prevenção e combate ao bullying” afirma a deputada.
Por fim, a deputada explica que a capacitação oferece aos profissionais da educação informações e ferramentas para lidar com o bullying de forma efetiva. “Através dessa capacitação, por exemplo, eles aprendem a identificar os sinais do bullying, a estabelecer regras claras de convivência na escola, a promover a empatia e a respeito entre os alunos, e a agir de forma rápida e eficaz em caso de ocorrência do bullying”, concluiu Cibele, que espera a aprovação da indicação por parte dos colegas parlamentares.