×

Enfim, povoado Penedinho começa a ser redescoberto

Por anos sem atenção, esquecido, que o asfalto coloque o povoado Penedinho na rota do turismo

Em meio ao fim do trágico governo tucano em Alagoas, pelo menos uma benfeitoria vai ficar na nossa região, sendo para os moradores do povoado Penedinho, que por anos sofreram com a falta do asfalto, que passava a cerca de um quilômetro do calçamento do distrito.

É isso mesmo, a AL-101 Sul beirando à comunidade, e nunca houve preocupação em pleitear a entrada da via. Os moradores estão em festa e os proprietários de bares e restaurantes comemorando.

Tenho boas recordações, lembranças do povoado que possui uma rica culinária típica do São Francisco, interiorana. Lembro quando criança frequentava muito o lugar na companhia de meu pai, já falecido e da minha mãe. Tradicionalmente duas vezes por mês íamos ao Peba e na volta para Penedo, almoçávamos no Penedinho. Como se diz entre os nativos, também tirávamos o sal da praia no Rio São Francisco.

Recordo do carangueiro cevado, da galinha de capoeira escolhida no terreiro nos fundos do Restaurante do Seu Edinho (também falecido), do peixe frito, da pimenta que você colhia no pé e do camarão de água doce torrado com limão. O local simples e agradável ficava depois da Fábrica de Arroz do Zé das Mangas. Como estou velho, mas repleto de boas recordações……

Por muitos anos refizemos este percurso para o Penedinho, isso ainda no tempo em que a estrada do Peba era de chão batido, e se prolongou depois da chegada do asfalto.

Também lembro dos festejos de Bom Jesus dos Navegantes, já adulto, quando comprei minha primeira moto, uma Honda Biz. Sempre participava com a turma de amigos, gostava muito de ir aos domingos, se divertir e tomar banho no Velho Chico.

E quem também tá em festa é a vereadora Keity Darlian Santos (PSB), 33 anos, também conhecida por Keity do Zé das Mangas. A legisladora que tive o prazer de conhecer por intermédio de um amigo em comum, confessou que lutou muito e por várias vezes, aproveitando o momento de recuperação de AL-101 Sul, fez o pleito ao vice-governador Thomaz Nonô (DEM). E faltando menos de duas semanas para o fim do mandato do tucano e do democrata, o povoado Penedinho foi ‘agraciado’ com uma das poucas benfeitorias do governo na região.

Nonô concedeu entrevista ao Programa Vida Real do radialista Luiz Carlos para falar da inciativa (áudio no topo).

Por anos sem atenção, esquecido, que o asfalto coloque o povoado Penedinho na rota do turismo, consiga ser redescoberto e se transforme em mais um atrativo turístico do Baixo São Francisco.