A prova conseguiu seguir a regra dos exames anteriores.
A primeira etapa do Enem 2022 aconteceu neste último domingo (13), trazendo uma prova muito bem elaborada, seguindo o enfoque da interpretação de texto, e provas de linguagens e ciências humanas. O primeiro dia foi marcado pela prova de redação, com um tema que para muitos foi um bicho de sete cabeças, mas para outros munidos de conhecimentos, o tema foi perfeito para desenvolver uma linguagem clara e objetiva. A prova abordou questões sobre a ampliação das desigualdades educacionais e sociais no Brasil durante a pandemia, fato que foi bem discutido nas questões e nos textos apresentados como sempre “extensos” por todo conteúdo da prova.
Muitos profissionais da educação elogiam a prova e sua construção intelectual, visto ter abordado conteúdos atuais, relevantes e que falem sobre os direitos humanos, numa linguagem jovial com amplo entendimento. De fato, essas sempre foram as características marcantes da prova do Enem, sendo não apenas a redação como ponto alvo, mas mensagens em textos que buscaram apresentar o real sentido da interpretação textual, buscando nas entrelinhas uma discussão ética e moral com base nos direitos humanos e na linha da dignidade humana no Brasil. Um fator muito positivo foi a presença de jovens em seu primeiro exame, com 75% de quem se inscreveu, para 45% dos que já são veteranos no Enem.
As questões também abordaram fatos sobre o feminicídio, pobreza e criminalidade, trazendo o foco para um trecho de música de Chico Science e de Chico Buarque. O tema da redação deste ano foi muito elogiado por diversos professores e intelectuais do país, sendo : “ Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. Para o aluno, uma interpretação adequada do tema, é importante para identificar corretamente o tema geral e o recorte proposto pela banca, por esse motivo, a leitura deve ser frequente, exercícios de interpretação deve ser condicionados aos estudos, pois em sua segunda etapa, a interpretação será uma boa aliada no enfrentamento do exame. Bons estudos !!
