O Governo do Estado de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) iniciou, nesta segunda-feira (19), o processo de inscrição das candidaturas daquelas pessoas que estejam interessadas em participar das eleições para os conselhos escolares da rede estadual.
As inscrições terminam no próximo dia 30 e são feitas nas escolas da rede estadual. Os candidatos devem se inscrever para um dos quatro segmentos que compõem os conselhos escolares: professor, funcionário, pai e aluno. No caso das unidades indígenas, acrescenta-se ainda um quinto elemento, a liderança.
As eleições ocorrem no período de 03 a 10 de junho em todas as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) que compõem a estrutura da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE).
Os conselhos escolares são órgãos responsáveis, dentre outras ações, pela deliberação das normas internas e funcionamento da escola e pelo acompanhamento das ações pedagógicas, administrativas e financeiras da unidade de ensino. Eles também participam da elaboração do projeto político pedagógico da instituição.
O pleito será supervisionado pela Diretoria de Desenvolvimento de Gestão das Unidades de Ensino, da Superintendência de Gestão da Rede Estadual (Diage/SEE) e caberá às 15 CREs promover o processo eleitoral bem como assessorar as escolas durante o pleito.
Participam das eleições de junho as unidades cujo mandato do conselho vence entre os meses de junho e agosto deste ano. No dia 3 de junho, realizam eleições as escolas ligadas à 3ª, 5ª e 9ª coordenadorias, que, respectivamente, correspondem às regionais de Palmeira dos Índios, Arapiraca e Penedo.
No dia 4, será a vez das unidades subordinadas às CREs de Viçosa (4ª), União dos Palmares (7ª) e Porto Calvo (10ª). Já no dia 5, elegem seus conselheiros as três coordenadorias do sertão: Santana do Ipanema (6ª), Pão de Açúcar (8ª) e Piranhas (11ª).
A capital realiza eleições no dia 10 de junho na 1ª, 13ª, 14ª e 15ª CREs. Neste dia, o processo eleitoral também acontece em São Miguel dos Campos (2ª) e Rio Largo (12ª).
No período de setembro a dezembro, mais 36 unidades cujos mandatos dos conselheiros vencem após agosto promovem o pleito. Por fim, outras 28 escolas realizam suas eleições em 2015, finalizando o processo eleitoral.
com informações da SEE
