Saiba como obter mais autonomia para lidar com seu dinheiro.
A educação financeira ainda é um assunto pouco debatido, tanto no âmbito das escolas quanto no próprio contexto familiar. Entretanto, uma discussão aberta a respeito do tema ainda não seja tão comum, tem um peso absurdo no cotidiano das pessoas, visto que a educação financeira desenvolve uma compreensão a respeito do dinheiro e da sua correta valorização. O domínio e do conhecimento acerca do dinheiro e da melhor postura a ser adotada quando o assunto é gestão econômica pessoal. A má educação financeira costuma se refletir na dificuldade de controle, no excesso de dívidas e no consumo exagerado e desnecessário, ninguém deseja isso nem para si e muito menos para os próprios filhos, mas saiba que o impacto de uma vida econômica desplanejada é absurdo, destruindo a realização de prosperidade de toda uma família. Por isso, a devida postura à frente do controle do dinheiro deve sempre ser posta como prioridade para a saúde financeira pessoal.
Educar jovens desde cedo é de extrema importância para melhorar suas perspectivas, possibilitando assim um futuro mais confortável e seguro. Essa preparação para o futuro permite vislumbrar um cenário além do presente, construindo um conhecimento que será útil por toda vida. Dessa forma, o conhecimento prático ajuda a preparar o jovem para entender qual deve ser sua relação com o dinheiro e quais são duas formas de se planejar para usá-lo de forma inteligente e promissora, pois assim como toda educação, o conhecimento adquirido será empregado durante toda a vida adulta, resultando numa vida próspera e saudável financeiramente. Outro benefício desta conduta é o fortalecimento da capacidade de auto conhecimento, esse que se dá por bem lidar com o dinheiro, começando desde a juventude a compreender quais são os seus hábitos de consumo e de que forma eles refletem em suas finanças e até mesmo em sua vida pessoal.
Assim o jovem terá maiores condições de se planejar e de estipular estratégias que possam ajudá-lo a evitar problemas financeiros, levando em consideração as suas necessidades e suas características individuais. Os jovens que têm acesso à educação financeira apresentam maior autonomia para lidar com seu dinheiro, com plenas condições de “se virar” quando o assunto é planejamento, consumo e investimentos. A autonomia é extremamente importante na formação de indivíduos responsáveis e independentes, estimulando também a responsabilidade social, que está vinculada à formação de comportamentos, ações e posturas que provocam o bem-estar de um conjunto de pessoas.
Até o nosso próximo encontro!
