×

“E você! Qual a sua OPINIÃO?”

A palavra HOMOFOBIA é usada para identificar o ódio, aversão, medo irracional ou discriminação de uma pessoa contra homossexuais. Colocando este em posição de inferioridade e utilizando-se, muitas vezes, de violência física e/ou verbal onde suas manifestações podem ser silenciosas ou agressivas, pode ir do bullying, injúrias, gestos, ironia ou antipatia no convívio social.

“A homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão”
Podemos entender então que a homofobia compreende duas dimensões fundamentais: de um lado a questão afetiva, de uma rejeição ao homossexual; de outro, a dimensão cultural que destaca a questão cognitiva, onde o objeto do preconceito é a homossexualidade como fenômeno, e não o homossexual enquanto indivíduo.

Em maio de 2011, o Supremo Tribunal Federal reconheceu a legalidade da união estável entre pessoas do mesmo sexo no Brasil. Portanto HOMOFOBIA É CRIME! E cuidado com as palavras, elas machucam, seja ele quem for.

Depoimentos de JOVENS PENEDENSES sobre o tema: “HOMOFOBIA”


Robson Mártyres Nepomuceno

A homofobia é um dos assuntos atuais mais polêmicos. E o que seria homofobia? Medo! já que é o significado da palavra “fobia”. Ao meu ver, também, mas está mais relacionado ao ódio, repulsa e discriminação por homossexuais.
É triste ver nos dias atuais pessoas discriminando outras seja por cor, raça ou pela sua sexualidade, principalmente sabendo que o conhecimento, mesmo que não tão aperfeiçoado, está chegando aos quatro cantos do mundo. Ignorância? Sim, mas não no sentido real da palavra (“condição de quem não é instruído”, by Aurélio), mas pelo sentido mais repugnante que é a falta de respeito pelo próximo!!! Porque a repulsa por homossexuais?? Nojo de ver duas pessoas do mesmo sexo demonstrando o amor que sentem e sendo felizes?? Engraçado como são os valores morais de pessoas que praticam a homofobia!! Eu tenho nojo, nojo da corrupção que avassala o nosso Brasil, nojo de ver a desigualdade social com pessoas passando fome, nojo da pedofilia, nojo da crescente violência que atormenta o mundo inteiro… Os meus valores morais são os de um mundo justo, com direitos iguais!!

Todos os seres humanos nascem iguais em dignidade e direitos, a orientação sexual não deve ser motivo de discriminação. Todos querem ser respeitados, mas para isso é preciso primeiro respeitar!!

NINGUÉM NASCE HOMOFÓBICO… HOMOFOBIA SE APRENDE, SEXUALIDADE NÃO!!!!

Mayara Martins

Eu acho que algumas pessoas deveriam ser menos preconceituosas, homofóbicos ou não, respeito em 1° lugar, essas pessoas costumam ser muito ridicularizadas pela sociedade, são seres humanos também, esse é meu ver.


Evandro Joventino

Acho que a homofobia só existe por causa da religião, que infelizmente antigamente (e até hoje) influenciou muito a cabeça das pessoas.
Hoje, acho que só existe mesmo por burrice, ignorância e cabeça fechada.
Normalmente quem é mais inteligente, não possui um preconceito tão exacerbado.
Eu vejo isto claramente, é so vc olhar para quem mais estuda, a religião e outras coisas influenciam bem menos a cabeça desta pessoa, ela passa a pensar por si só, contanto que não tenha uma cabeça muito fechada.

Então eu acho que quem tem preconceito é simplesmente ignorante!


Keyciane Lemos

A homofobia é uma aversão ao homossexual, é o que poderíamos chamar de hierarquização das sexualidades. É um preconceito adquirido por uma ideologia machista de uma sociedade patriarcal. São valores que a sociedade imprime, valores esses que fazem seres humanos cometerem atos totalmente desumanos, por uma escolha sexual do outro que ao menos sabemos se é algo nato ou se adquirimos dessa mesma sociedade preconceituosa.

Como estudante de psicologia eu vejo a homofobia como uma projeção, ou seja, um mecanismo de defesa dos seres humanos. Freud deixa claro em seu livro “O estranho” que aquilo que temos aversão no outro é o que está em nosso inconsciente.

Precisamos de uma sociedade mais igual. Não podemos negligenciar um preconceito que mata praticamente uma pessoa por dia no mundo em pleno século XXI.

Reynéryson Vieira

As pessoas estão muito incomodadas com a vida dos outros, o preconceito gera conflitos, brigas, ódio, raiva, isso não só acontece com a homofobia, mas com todo tipo de descriminação. Acho que independente de gostar ou não devemos ter respeito uns aos outros, pois aos olhos de Deus somos todos iguais. Pra finalizar deixo uma frase:

“Viva a sua vida e deixe os outros viver a deles, RESPEITE!”


Lourania Matos

Homofobia, assim como o racismo e outros tipos de preconceito, é só mais um modo de destacar os “diferentes”(assim como julga a sociedade).
Tratar com desprezo, maldade e outros tipos de tratamentos críticos, uma pessoa por ter uma orientação não heterossexual é um ato desumano que atinge a esse público.
Ninguém tem o direito de descriminar esse grupo de pessoas, julgando seu modo de viver.
Esse tabu precisa ser quebrado. O Homem é livre para expressar sua sexualidade, cabe a sociedade respeitar as decisões do próximo e tratar a todos com igualdade e respeito.


Celsinho Clebson

Acho a homofobia uma das coisas mais lamentáveis em uma sociedade que se diz civilizadas como a nossa. A felicidade é algo a que todas as pessoas têm direito, e tentar impedir qualquer manifestação de felicidade e liberdade é realmente ridículo.
Assim como o preconceito é uma atitude negativa para a sociedade, algu
mas pessoas não aceitam a escolha de cada um. Em alguns casos o preconceito pode ser ainda mais grave chegando a agressões verbais e até físicas, então é considerado bullying, levando até o crime, por esse motivo muitos não demonstram o que são por medo do desprezo dos preconceituosos.
Homofobia é considerada pessoas que se interessam pelo mesmo tipo sexo. Algumas religiões já abençoam o casamento de homossexuais. São diferenças que temos que aceitar. Ninguém gosta de ser criticado pelo o que somos pelo modo que enfrentamos a vida.
Mesmo com a nova lei instalada na sociedade, eles ainda são maltratados e visto com olhos diferentes, pelo fato de ter sua opção sexual diferente. Talvez daqui a alguns anos tudo isso possa ser mudado e repeitado por todos. Porém, antes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e humana é preciso admitir, esclarecer todas as diferenças, as aparências, toda a realidade para os que não respeitam a outra forma de opção sexual.
Não podemos Criticar ou Discriminar alguém. Pois Discriminação é o tratamento pior ou injusto dado a alguém por causa de características pessoais não se considerando os princípios de igualdade, sem respeito às preferências individuais, motivado por raça, cor, sexo, idade, trabalho, credo religioso ou convicções políticas. Muito menos julgar um ser Humano por suas escolhas.


E diretamente do Ceará, uma participação exclusiva para o BLOG DA JUVENTUDE de uma das integrantes do Grupo Tambores de Safo!!!


“Tambores de Safo”


É um grupo musical que pretende através da arte, difundir o pensamento feminista, bem como divulgar a cultura afro-brasileira e da população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Nasceu pela iniciativa de mulheres lésbicas e bissexuais independentes e outras organizações através do grupo LAMCE – Liberdade do Amor entre Mulheres no Ceará, com o objetivo de dar visibilidade às demandas específicas dessas mulheres na 10ª Parada pela Diversidade Sexual do Ceará. Onde lutam pelo Enfrentamento ao racismo; Enfrentamento a Homofobia; Liberdade de Orientação Sexual; Enfrentamento a violência contra a mulher; Enfrentamento a violência sexual; Combate a todas as formas de opressões; Justiça Ambiental e Social; Respeito às liberdades individuais. Ouçam o texto gravado por Brigidah Souza, uma das integrantes do grupo “Tambores de Safo”!

Dúvidas ou Sugestões: blogdajuventude@aquiacontece.com.br