×

E segue o enterro… das nossas pobres praças de esportes!!!

Nossa pobre orla fluvial. Onde vamos chegar?

A polêmica que aconteceu nessa quinta-feira (27/05), com a correta condenação por parte do Corpo de Bombeiros, de uma das paredes do ginásio da Imperial Sociedade Phil”Armônica Sete de Setembro, na nossa cidade, só vem trazer à tona, mais uma vez, o péssimo estado de conservação das nossa escassas e pobres praças de esportes.

E olhem que nós aqui, do portal aquiacontece.com.br, já cansamos de tocar nesse assunto e as nossas autoridades não deram a mínima atenção para o grave problema esportivo e social, que tanto aflige aos desportistas penedenses, principalmente a nossa juventude.

Quando nos damos conta do assustador aumento da violência na nossa ex-pacata cidade, vemos que a grande parte dos delitos que aqui acontecem, são praticados, na sua maioria, por jovens adolescentes ou recém ingressos na maioridade. Será que além de uma oferta maior de emprego, a intensificação da prática desportiva, não seria suficiente para afastá-los dessa triste realidade? Acreditamos que sim, pena que muitos políticos ainda não enxerguem a relação custo-benefício que o investimento no esporte, principalmente o amador, traz para qualquer sociedade e a nossa, não é exceção.

Ao observarmos para as nossas quadras e campos, vemos nítidamente que, apesar desse ser um ano eleitoral, onde normalmente, se faz um “pouquinho” mais que nos anos sem pleitos, as condições continuam de mal a pior.

Pra variar, sou obrigado a repetir e ao mesmo tempo, clamar pelos desportistas da nossa cidade, que já não aguentam mais, em não terem locais adequados para praticarem, condignamente, as suas atividades desportivas.

As quadras da Rocheira e do Oiteiro seguem sem indícios de recuperação nenhuma. E olhem que são bairros extremamente populosos, coisa que, “normalmente”, os políticos adoram. Apesar disso, esses locais continuam sendo pontos de tudo, menos da prática do desporto.

A quadra do complexo desportivo da nossa orla fluvial, ex-cartão postal da cidade, pobre coitada, está necessitando de reparos desde janeiro desse ano. Eu disse janeiro, mas, menos mal que foi de 2010. Esperamos por caminhões desentupidores para começar a resolver os vários problemas daquela localidade, não sei quanto tempo, mas a verdade é que nada foi resolvido e algumas crianças ainda teimam em, perigosamente, jogarem futsal naquela “pseuda quadra”. Ao seu lado, a quadra de areia parece o Iraque, só que após a destruição pelos americanos. Dejetos e esgoto a céu aberto, mancham a imagem daquele espaço.

Já o complexo do SESI, esse coitado, parece que virou um verdadeiro elefante branco para os gestores públicos, que passaram pela nossa prefeitura, nos últimos anos. Já se vão alguns anos que o mesmo é merecedor dos mais diversos reparos, mas as autoridades que por aqui passam, ou passaram, não providenciam, ou providenciaram, a recuperação daquela bela praça de esportes. Hoje, existe um comprometimento de uma das base de sustentação dos arcos que dão suporte a cobertura. A ferrugem tomou conta do mesmo e se não resolverem o quanto antes, daqui a pouco, todos os arcos estarão comprometidos, tornando mais dispendioso, a sua recuperação.

O “Raimundinho”, quadra também central, vive com o problema do piso bastante áspero e sem poder ser utilizado no período de chuvas, pois é descoberto e compromete qualquer atividade que venha a ser desenvolvida naquela praça de esportes, nessa época.

O ginásio Pe. Manoel Vieira, pertencente ao Colégio Estadual Comendador José da Silva Peixoto, é uma verdadeira imoralidade. Sinceramente, não sei desde quando que existe a urgente necessidade da recuperação do ginásio predileto da maioria dos penedenses. Vetado pelo Corpo de Bombeiros desde 2007, algumas pessoas, não dando valor ao perigo que estão correndo, continuam jogando naquela quadra. Piso, banheiros, vestiários e principalmente, o teto, são locais que colocam em risco os praticantes do desporto, que ainda teimam em jogar ali. Sinceramente, já estou cansado das promessas do Governo, que diz rotineiramente que vai restaurá-lo. Quando será? No dia de São Nunca? Prometo que quando isso acontecer virei, de público, elogiar tal fato.

Por conta desses descasos das nossas autoridades (in?) competentes, é que penso seriamente que a violência em Penedo, infelizmente, vai aumentar ainda mais. Enquanto não acordarem e derem a devida importância ao esporte, continuaremos sendo vítimas de jovens delinquentes que continuarão crescendo e aterrorizando a nossa sociedade.

Acordem senhores políticos locais, estaduais e nacional. A sociedade precisa ser mais respeitada em seus direitos e suas necessidades.