×

E as Comissões Parlamentares saem ou não?

Sede do Poder Legislativo penedense

Desde a volta do recesso parlamentar que os vereadores penedenses discutem a formação das comissões parlamentares para o bom funcionamento dos trabalhos legislativos na Câmara Legislativa. O ano começou travado e necessitando das comissões para analisar o orçamento 2011, aprovado pelos edis, mas vetado pelo prefeito Israel Saldanha (DEM).

Os dirigentes partidários indicaram suas siglas para a formação de um bloco e este que é formado pelos vereadores que escolhem entre eles um presidente. Na ocasião, os partidos indicados para a formação de um bloco de oposição foram PDT, PMDB, PTB e PR que por sua vez elegeram o vereador Derivan Thomaz como representante legítimo do bloco.

Após a volta do recesso, os partidos representados teriam até dez dias para protocolar a indicação dos nomes que devem indicar às comissões, algo feito no dia 10 de fevereiro pelo líder Derivan na secretaria da Câmara Municipal de Penedo. Caso isso não acontecesse as indicações para compor as comissões ficaria a cargo do presidente da Casa de Leis, Messias da Filó (PDT), que na posição de presidente nem vota nem é votado no processo de formação das complicadas e necessárias comissões.

Três sessões ordinárias já foram realizadas e nenhum consenso resultou das acirradas discussões em torno dos interesses que muitas vezes passa do coletivo ao puramente individual. E o eleitor não é burro, está mais atento do que nunca! E da assistência da sala das sessões Sabino Romariz há quem lamente o fato do poder envaidecer o homem e corromper o político.