×

Dunga, seja mais fiel ao talento do que ao grupo

Neymar é o melhor jogador brasileiro

Atualmente, às vesperas da Copa do Mundo da África do Sul, os amantes do futebol no Brasil discutem a possibilidade do treinador Dunga levar ou não, o garoto Neymar, atual sensação do futebol nacional para a competição máxima do futebol.

Em quase todas as mesas redondas dos mais variados programas esportivos do país, o nome do craque é solicitado pelos integrantes de mídia dos mais distantes rincões tupiniquins. O talento de Neymar é reverenciado de norte à sul do país, mas para tristeza geral, o treinador já disse que seu grupo está fechado e que não teremos surpresas na convocação para a Copa do Mundo.

Entendo a opção do treinador em apostar no grupo vitorioso que esteve com ele nos últimos dois anos, conquistando Copa América, Copa das Confederações e garantindo lugar na Copa do Mundo, após grande campanha nas eliminatórias, quando chegou inclusive a golear Argentina e Uruguai fora de casa, coisa que não acontecia a vários anos. Entretanto, acredito na máxima que futebol é momento e como consequência disso, também me junto aos milhares de desportistas que clamam pela convocação do craque santista. Por mais que seu grupo esteja fechado, Dunga tem que levar em consideração que existe sempre espaço para o jogador diferenciado e talentoso, caso específico de Neymar.

Não me venham com a desculpa esfarrapada da pouca idade do atleta. Vamos lembrar que Edu, ponta esquerda do Santos, foi para a Seleção com 16 anos. O Rei Pelé estreou com a camisa da CBF, com apenas 17 anos e na Copa da Suécia. O sergipano Clodoaldo, foi tri-campeão mundial no México, com apenas 19 anos. Portanto, exemplos de jovens vitoriosos no futebol internacional não faltam. O que falta na verdade é os técnicos apostarem acima de tudo, no talento do craque, independentemente da idade.

Precisamos levar em conta que Kaká, se machucando constantemente, não atravessa grande fase, Elano e Júlio Batista não são exemplos de talentosos jogadores e que na frente, apenas Robinho, agora recuperando o seu futebol e Luís Fabiano, também vindo de contusão, não são capazes de sozinho, desequilibrarem.

No futebol tudo é um risco portanto, qualquer jogador que for para a Seleção, independente da idade, tem que fazer de tudo para cair no gosto popular, principalmente jogando muita bola e se garantindo na equipe, mesmo sendo velho ou novo. Como exemplo disso, que tal lembrarmos as péssimas atuações dos experientes Ronaldo Fenômeno, Roberto Carlos e Ronaldinho Gaúcho na última Copa da Alemanha?

Craque é craque e tem lugar em qualquer time do mundo, pois o talento sempre abre portas e é um fator imprescindível para que qualquer equipe possa se tornar vitoriosa. Portanto, Dunga abra o olho enquanto é tempo. Amanhã pode ser tarde.