A Comissão de Constituição, Justiça e redação da Assembleia Legislativa emitiu parecer favorável ao projeto de lei de autoria do deputado Carimbão Júnior (Pros), que concede o Título de Cidadão Honorário do Estado de Alagoas ao Bispo da Diocese de Penedo, Dom Valério Breda, pelos relevantes serviços prestados ao povo alagoano.
O homenageado nasceu no dia 24 de janeiro de 1945, em San Fior no norte da Itália. Dom Valério Breda é filho de Antônio e Elisabetta e é da congregação Salesiana de Dom Bosco e tem um irmão sacerdote na Itália. Veio para o Brasil integrando o projeto “Inspetorias-Irmãs” (Gemellaggio) aos 17 de novembro de 1983, ficando na cidade de Mariz de Camaragibe, em Alagoas. Foi inspetor da inspetoria Salesiana de Recife. É o segundo bispo não brasileiro que assume a diocese de Penedo.
“Foi ordenado bispo na cidade de Recife a 19 de outubro de 1997, pelo saudoso cardeal Dom Lucas Moreira Neves, arcebispo de Salvador, Bahia, primaz do Brasil e presidente da CNBB. Sua posse ocorreu no dia 23 de novembro de 1997 na Catedral de Penedo”, informou Carimbão Júnior.
Agora, o projeto será votado no plenário da Casa por todos os deputados. Após sua aprovação, será marcado o dia da sessão especial para que Dom Valério Breda, possa receber a homenagem da Assembleia Legislativa.
