Com o escândalo desencadeado em nível mundial, envolvendo padres pertencentes a Diocese de Penedo, algumas revelações podem ser feitas nos próximos dias.A repercussão certamente aumentará ainda mais a decepção dos fiéis católicos, que se dizem castigados em sua fé pelas cenas que atualmente poluíram as caixas postais virtuais das pessoas, espalharam-se rapidamente nos celulares e podem também ser vistas em DVD’s, vendidos nas esquinas e calçadas por R$ 5.
A triste crise que a Igreja Católica passa com as denúncias de abusos sexuais praticados por padres contra ex-coroinhas virou piada nas rodas de conversas. Algumas pessoas ainda satirizam a triste realidade, dizendo que o filme mais visto no momento é “Monsenhor dos Anéis”, parodiando a triologia do filme “Senhor dos Anéis”, recordista de bilheteria.
A revelação de Padre Edilson Duarte de que os nomes dos religiosos eram trocados por nomes femininos também caiu como uma mega explosão de decepção, tristeza e desrespeito entre os próprios religiosos. A citação de Dom Valério Breda como sabedor dos fatos também chamou a atenção da CPI que investiga os fatos divulgados em primeira mão pelo Programa Conexão Repórter do SBT. Dom Valério teria sido convocado pela CPI, mas, gozando do direito de participar ou não dos depoimentos, o bispo permaneceu a se comunicar com a população somente através de notas oficiais. Por outro lado o advogado da Diocese desmentiu a informação de que Dom Valério tenha sido convocado para participar das oitivas.
Infelizmente, a afirmação de Dom Valério Breda por meio de sua nota divulgada à imprensa, dizendo que só soube dos casos depois de terem sido levados ao ar através do Conexão Repórter, foi contrariada pelos coroinhas, pelo Monsenhor Luiz Marques, pelo Padre Edilson e por várias denúncias de fiéis, empresários, além do pai de uma vítima dos padres.
Religiosos de várias partes de Alagoas e também de outros estados acreditam que Dom Valério Breda pode ser transferido da Diocese de Penedo. De acordo com a CPI da Pedofilia, o religioso teria mentido, se omitido e contribuído para que ações milionárias possam ser impetradas contra a diocese, não só pelos ex-coroinhas e seus familiares, mas por qualquer pessoa que se sinta atingida pelo escândalo.