Skip to content

Dificuldades e desafios enfrentadas por pessoas surdas na sociedade Brasileira

  • Home
  • Blogs
  • Dificuldades e desafios enfrentadas por pessoas surdas na sociedade Brasileira

Blog

Dificuldades e desafios enfrentadas por pessoas surdas na sociedade Brasileira

Para a maioria de nós, que ouvimos com facilidade, não temos a dimensão das barreiras que estão submetidos aqueles que vivem num mundo silencioso, tendo que interagir em uma sociedade de ouvintes. A rotina de um deficiente auditivo é marcada por lutas constantes para lidar com as barreiras comunicativas da sociedade, tal como nos processos de relacionamentos interpessoais. A superação de tais barreiras faz parte de um processo de desenvolvimento do surdo, não apenas como obrigatoriedade ou imposição, mas como uma necessidade para alcançar autonomia e acessibilidade à vida cotidiana. Uma questão a se levantar, neste caso bastante grave, fato que pode ser notado em nossa cidade, como fica o atendimento a um surdo ao entrar no mercado de trabalho ?

Apesar de existir uma Lei que trata de cotas reservadas para pessoas com deficiência, os surdos se veem numa situação complicadíssima, pois mesmo para aqueles que conseguiram uma formação acadêmica, ingressar no mercado e ter sua capacidade laboral devidamente reconhecida é uma batalha. Repetem-se as dificuldades no mercado de consumo, já parou para pensar na dificuldade de comprar uma roupa, um sapato, compras de produtos de beleza? Neste contexto a dificuldade se atinge na recepção e atendimento, pois em muitas lojas e comércios um atendente intérprete de libras é difícil. Só quem é surdo sabe como é difícil lidar com situações que parecem simples para ouvintes, muitas vezes, até nessas atividades tão corriqueiras, o surdo é obrigado a solicitar acompanhamento de um parente ou amigo, inviabilizando sua liberdade.

Com o avanço da medicina, tecnologias assistivas estão sendo direcionadas também para ajudar na relação entre os surdos e ouvintes, eliminando a barreira de comunicação que é o grande vilão dessa história. As empresas podem oferecer o serviço de chats para surdos que dominam bem o portugues e plataformas de videoconferência com intermediação do intérprete de Libras para surdos usuários dessa língua. Mesmo com tais avanços se faz necessário um olhar mais preciso para a comunidade surda, visto que de nada impede sua comunicação e capacidade laboral, intelectual e profissional. É preciso falar sobre políticas públicas para vigorar direitos que são de uso específicos da comunidade surda, fazendo-os valer com a condição plena para todos, pois se fala no poder da inclusão, deve-se fazer valer tal para todos os públicos sem distinção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também