×

Deputado Alexandre Toledo quer criar o Dia Nacional da Mandioca

Se aprovado, o dia vai ser comemorado coincidindo com o dia em que Pedro Álvares Cabral aportou em terras tupiniquins

Após dois meses de atuação em Brasília, o deputado federal Alexandre Toledo (PSDB), que assumiu a vaga com a saída do prefeito eleito de Maceió, Rui Palmeira, também pertencente ao ninho tucano, apresentou o Projeto de Lei, de nº 5433/13, bastante importante para os brasileiros.

Diante da estima do produto genuinamente e comprovadamente brasileiro, o parlamentar propôs a criação com o seu projeto, do DIA NACIONAL DA MANDIOCA. A data a ser comemorada no dia 22 de abril, coincide com o dia em que Pedro Álvares Cabral aportou em terras tupiniquins.

Em texto divulgado a imprensa pela assessoria de Toledo, ele destacou que estudos em sítios arqueológicos auxiliados pelo uso do carbono 14, indicaram nosso País (mais precisamente o sudoeste da Amazônia) como o centro de origem e dispersão da espécie. A mandioca, também conhecida por aipim, macaxeira e vários outros nomes, é uma planta da família das Euphorbiáceas (como bem apresenta o cantor alagoano Djavan em uma canção).

Com a raiz, caro leitor, pode-se obter: caldos, sucos, pães, bolos de puba, de aipim, escondidinho, bolachas, biscoitos, paçocas, cuscuz, tortas, rocamboles, mingaus, sopas, cremes, pudins, sorvetes, farinhas, pirões, purês, farofas, pizza, maniçoba, tacacá, tucupi, xibé, caxirí, ximango, xiringa, avoador, pêta, ginete, brevidade, casadinho, cozido e assado, sagu, farinha de tapioca, tapioca pipoca, tapioca recheada, pão de queijo, beijus tradicionais e coloridos preparados com frutas e hortaliças; pratos quentes e frios, doces e salgados.

Parabéns ao parlamentar pela bela atuação em dois meses de mandato na capital do poder brasileiro. Desta forma, o alagoano vai mostrar aos demais parlamentares e, brasileiros, se o Projeto de Lei for aprovado, a importância da RAIZ na vasta cultura tupiniquim.