Ao comparar com os anos de 2020/2021, o crescimento de compras realizadas em plataformas digitais foi de incríveis 68%, atingindo 10% do faturamento total do varejo, sendo de aproximadamente, 120 milhões de consumidores, realizando uma compra atrás da outra, em lojas conhecidas pelo meio juvenil. Esta alta foi impulsionada pela quarentena e o isolamento social, ambos promovidos pela pandemia do SARS-Cov-2, com isso, muitas pessoas começaram a efetuar suas compras de forma online em sites de outros países, para não precisar sair de casa e descumprir as medidas sanitárias em combate a este vírus.
Certamente, você já deve ter recebido algum cupom de desconto de sites como: ALiexpress, Shopee, Wish ou o queridinho Shein ou de outro marketplace chinês, os responsáveis pelo maior número das importações mais simples no país. Conforme um relatório publicado pela XP Investimentos e divulgado pelo jornal CNN, espera-se que este setor de e-commerce cresça pelo manos 32% em 2022. A principal justificativa apresentada para este crescimento é o espaço disponível no mercado brasileiro, sendo mais difundido por jovens que realizam diariamente compras neste nicho de mercado.
O mesmo estudo aponta que a concorrência interna no Brasil é grande, diferentemente de outros países como Estados Unidos e China. Contudo, plataformas estrangeiras têm investido fortemente no Brasil e com isso, vem conquistando cada vez mais espaço com ofertas até então incomuns no país, como entregas em 7 dias após validação de compra. Com a facilidade cada vez maior em efetivar compras, ainda é esperado um grande crescimento no setor de importações, mesmo com todo esse crescimento, o cuidado deve ser primordial para que a compra não seja um problema que possa de alguma forma vitimar seus consumidores.