Atualmente, cresce o número de praticantes de exercícios que treinam por conta própria nas academias, praças ou em suas próprias residências. Isso é causado pela facilidade de acesso a algumas informações sobre treinamentos adquiridas pela própria internet, revistas, vídeos ou pela vivência nas academias. Todos sabemos que a prática de atividade física é sempre importante para se ter uma boa qualidade de vida, mas quando realizada de qualquer forma, ou sem orientação profissional pode trazer riscos de lesões, muitas passageiras quando tratadas outras permanentes com o descuido.
Normalmente as lesões podem ocorrer por gestos motores realizados incorretamente, onde por muitos as posturas incorretas colocam a coluna vertebral e as articulações em descompensação de cargas, riscos de lesões articulares e desvios posturais, levando o corpo à extrema fadiga muscular e mental, causando em muitas vezes excessos de treinamento, conhecido como overtraining. Por esses motivos a importância de um profissional capacitado para a orientação se faz mais que necessário, pois ele é o único habilitado e que tem o conhecimento para ministrar a prática correta da atividade, seja ele um profissional de Educação Física ou um médico Fisioterapeuta.
Com o devido auxílios desses profissionais, lesões podem ser evitadas, pois é levado em consideração, à forma de execução dos exercícios, para que estes sejam realizados corretamente sem colocar a estrutura corporal em risco, podendo manter o aluno apto para o treinamento sem que este fique acometido de dores na coluna e nas articulações, assim como orientações também quanto à sobrecarga de treino, tempo de repetição e séries utilizadas em cada aula. Antes de realizar qualquer exercício, procure um profissional capacitado que possa lhe orientar, sai mais barato a prevenção do que o cuidado pós-lesão.