A Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou o reajuste tarifário da Companhia Energética de Alagoas (Ceal). De acordo com a nova determinação, os consumidores residenciais e comerciais terão reajuste de 30,02%, já para os industriais, a alta será de 37,08%.
De acordo com a Aneel, ao calcular o reajuste, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no ano. O cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais.
Ao todo, o aumento vai atingir 5,3 milhões de unidades consumidoras de 759 municípios de quatro estados do Nordeste. Sendo que para cada um, o reajuste será diferenciado.
O reajuste da Eletrobras Distribuição Piauí (Cepisa) vai ser 24,93% para os consumidores residenciais e comerciais (baixa tensão), enquanto para as indústrias (alta tensão) o reajuste será de 29,14%.
No Maranhão, o reajuste será de 24,11% para residências e comércio, e para a indústria de 24,16%. Na Paraíba, a tarifa dos consumidores residenciais e comerciais ficará 21,43% mais cara e para as indústrias, 22,75%.
O novo aumento deverá entrar em vigor já a partir desta quinta-feira, 28.
