×

Confira o desempenho das escolas de Penedo que participaram do Enem

Criado em 1998 pelo Ministério da Educação com o objetivo de avaliar as habilidades e competências dos estudantes concluintes do ensino médio, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) revelou, este ano, um dado pouco animador no que se refere as escolas públicas no país. Das cem melhores instituições de ensino, somente 13 são escolas públicas, das quais quatro são militares.

No último exame, 4.626.094 estudantes fizeram o Enem. Alagoas obteve entre todos os Estados, a décima terceira colocação com 534,56 pontos. O Distrito Federal ficou em primeiro com 579,06, seguido pelo Rio de Janeiro com 572,51 e São Paulo com 561,47. Os três últimos colocados foram Piauí com 518,12 pontos, Maranhão com 512,65 pontos e Tocantins que obteve 512,36 pontos.

Em alagoas, o Colégio Maria Montessori (Maceió) ficou com a melhor pontuação (667,49) ficando com a colocação 399 no país. A melhor média dos colégios do interior ficou com a Escola de Educação Básica Santa Catarina de Arapiraca que obteve a colocação 1482 no país com 632,80 pontos.

Os colégios de Penedo obtiveram os seguintes resultados: Colégio Imaculada Conceição 594,03 pontos ficando na 3618 colocação no país (trigésimo sexto no Estado) com 15 alunos e o Colégio Diocesano 583,21 ficando na 4294 colocação no país (quadragésimo quinto no Estado) com 45 alunos participantes das provas do Enem.

Para quem antigamente tinha um dos melhores ensinos do Estado, o desempenho das escolas de Penedo ficaram muito abaixo das expectativas apesar de terem conseguido alcançar a média nacional. O colégio Imaculada Conceição ficou atrás de 25 escolas da cidade de Maceió, seis de Arapiraca, duas de Palmeira dos Índios, uma de Viçosa, e uma de São Luiz do Quitunde.

Já o Colégio Diocesano ficou atrás de 29 escolas de Maceió, sete de Arapiraca, duas de Palmeira dos Índios, uma de Viçosa, uma de São Luiz do Quitunde, uma de Coruripe, uma de São José da Tapera e uma de Rio Largo.

Em Penedo, ainda participaram do Enem as seguintes escolas públicas: Escola Dr. Alcides Andrade que obteve 512,12 pontos, a Escola Estadual Comendador José da Silva Peixoto que ficou com 504,68 pontos e a Escola professor Ernani Mero que não teve seus pontos calculados, devido ao número baixo de participantes – apenas dois estudantes.

As Escolas particulares Nossa Senhora de Fátima com nove estudantes, Colégio Sagrado Coração de Jesus com quatro estudantes e Colégio Leonor Gonçalves Peixoto, com oito alunos, também, devido ao número baixo de participantes, não tiveram seus pontos calculados. O Ministério da Educação só divulga os pontos das escolas que tiveram mais de 10 alunos participando das provas.

O exame foi composto por uma prova de redação, além de quatro provas nas áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemáticas e suas tecnologias.

É bom lembrar que investir em educação é aumentar o número de pessoas qualificadas no mercado de trabalho, é melhorar a distribuição de renda entre os cidadãos e, principalmente, manter a criança e o adolescente na escola, longe das drogas e do crime. Investir em educação é condição essencial para o desenvolvimento de uma cidade, de um estado e consequentemente de um país.

A próxima edição do Enem será realizada nos dias 22 e 23 de outubro. Mais de 5,3 milhões de estudantes em todo o país se inscreveram. Como diz o ministro da Educação, Fernando Haddad, mais do que comparar escolas, o ideal é que a escola se compare consigo mesma e possa se superar a cada ano.