Pontífice afirma que o Espírito Santo conduz os fiéis no caminho de santificação (Foto: CNBB)
O Papa reforçou o chamado à conversão durante o tempo da Quaresma em mensagem que faz referência a um dos sermões de Santo Agostinho. No texto, o Pontífice destaca que o período litúrgico é ocasião privilegiada para redirecionar a vida a Deus, por meio do jejum, da penitência e da caridade.
Segundo o Santo Padre, a Quaresma é um tempo em que “recebemos um especial chamado de Deus a uma autêntica conversão, redirecionando toda a nossa vida para Ele, ao seguirmos, por meio do jejum e da penitência, os passos de Nosso Senhor que se retirou no deserto por quarenta dias”. Ele também recorda que o período é marcado por intensa oração e pelo compromisso concreto com os mais necessitados.
O Papa enfatiza que os fiéis são convidados a renovar a prática da caridade, especialmente junto aos pobres, “com os quais o próprio Cristo se identifica (cf. Mt 25, 35-40)”. Na mensagem, pede ainda que o Espírito Santo conduza os cristãos ao longo do caminho quaresmal, fortalecendo o processo de santificação.
Campanha da Fraternidade
O documento também destaca a importância da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil na promoção da Campanha da Fraternidade, realizada há mais de seis décadas no país. A iniciativa mobiliza comunidades católicas durante a Quaresma, incentivando ações pastorais e solidárias voltadas aos mais pobres.
“Com o intuito de animar o povo fiel em cada itinerário quaresmal, há mais de sessenta anos que a Igreja no Brasil realiza a Campanha da Fraternidade”, afirma o Papa na mensagem. Ele reforça que os pobres são “os verdadeiros destinatários do nosso amor preferencial”.
Ao citar a Exortação Apostólica Dilexit nos, o Pontífice recorda que “existe um vínculo indissolúvel entre a nossa fé e os pobres” (n. 36) e sublinha a necessidade de enfrentar as causas estruturais da pobreza. “Devemos empenhar-nos cada vez mais em resolver as causas estruturais da pobreza” (n. 94), diz o texto.
Confira o texto da mensagem na íntegra:
Mensagem do Papa Leão XIV à Campanha da Fraternidade
Com informações da CNBB
