×

Conferência Mundial de Fugitivos

Gaguinho é campeão de fugas na delegacia de Penedo

A Polícia Federal e a Interpol sugeriram como pauta para elaboração de matéria, um assunto que sinceramente se não fosse enviado pela assessoria de comunicação de órgãos de tamanho respeito e credibilidade, eu pensaria que era apenas uma piada com a cidade de Penedo, ou melhor, com a nossa delegacia campeã de fugas no Brasil.

O assunto sugeria que divulgássemos a I Conferência Mundial sobre Fugitivos, que aconteceu entre os dias 7 e 9 de dezembro, na Costa do Sauípe/BA. O evento que tratou sobre as técnicas modernas de identificação e captura de fugitivos internacionais, infelizmente não contou com nossos agentes que passaram pela delegacia de Penedo e tiveram que testemunhar as muitas fugas ocorridas no prédio.

Agentes carcerários dos presídios de Maceió também deveriam ter participado, pois o meliante Edilson dos Santos, o conhecidíssimo Gaguinho, mestre em fugas e doutorando em táticas de escavação, já fugiu sete vezes da delegacia de Penedo e uma do presídio Baldomero Cavalcente, na capital alagoana.

Os policiais participantes e a imprensa em geral ficaram atentos a palestra com o Diretor-Geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, no dia 08 de dezembro, e em seguida participaram de uma coletiva com Ronald K. Noble, Secretário Geral da Interpol. Muitas dicas, mas nada sobre a campeã de fugas no Brasil. Certamente alguns dos fugitivos da delegacia de Penedo, já podem ministrar boas palestras e os temas seriam fáceis: “Como encontrar a luz no fim do túnel”; “Cavando para a liberdade”; “Magaiver, as táticas mudam” e “Delegacia de Penedo, pode vir que é facin, facin”.