O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou requerimento de autoria do deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), que pede a instalação de uma Comissão Temporária Externa, destinada a acompanhar todos os atos, fatos relevantes, normas e procedimentos referentes às obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, popularmente conhecida como “Transposição do Rio São Francisco”, bem como o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.
A comissão será composta de cinco membros titulares e igual número de suplentes, com prazo de funcionamento de 12 meses. Ela terá poderes para realizar audiências públicas e diligências externas, requerer informações, bem como outros atos que julgue necessários para a consecução de seus objetivos.
De acordo com o autor do projeto, esta obra vem se constituindo em um dos temas mais polêmicos dos últimos anos no País, gerando acalorados debates em todas as esferas da nossa sociedade. “As questões ambientais e os Programas de Revitalização da Bacia Hídrica do Rio São Francisco precisam ser amplamente conhecido por todos os parlamentares não só a nível federal, como também a nível estadual e municipal. As propostas precisam ser conhecidas e debatidas também com as entidades de classe e as populações a serem contempladas com o projeto”, explica Raimundo Gomes de Matos.
O parlamentar explicar que há também o argumento de que essa transposição só irá ajudar os grandes latifundiários nordestinos, pois não há integração com as demais bacias hídricas dos estados. “Não existe consenso sobre o tema e todos parecem ter uma opinião sobre a questão. Diante destes fatos e em virtude do agravamento do quadro hídrico, pela estiagem prolongada na região nordestina, é conveniente que a Câmara dos Deputados acompanhe de perto a questão, resguardando os interesses dos Estados e da sociedade brasileira”, justiça o deputado cearense.
