O carnaval representa a maior festa popular brasileira , sendo cada um do seu jeito com muita irreverência e alegria. Muitas pessoas procuram ambientes mais sossegados, em sítios, fazendas , casas na praia(algumas), outras preferem a euforia dos desfiles em blocos, trios, bailes e festas nas ruas. Enfim! Tudo é válido para uma diversão tranquila e segura.
Na alegria do carnaval o indivíduo chega ao extravasamento, fazendo uso imoderado de bebidas alcoólicas e o consumo de drogas cresce assustadoramente, sendo causador de delitos leves e graves.
Há grande aumento de crimes: Roubos, furtos, estupros, assassinatos, lesões corporais, crimes contra o patrimônio, contra os costumes . Nas estradas, o tráfego de veículos aumenta consideravelmente , o que faz crescer os números de acidentes.
Muitos bandidos aproveitam o que conseguiram com o dinheiro do crime para alugar residências em locais movimentados e passarem despercebidos para o cometimento de delitos. Alguns se aproveitam da rixa para “eliminar” seus desafetos, causando tumulto com consequências danosas.
As brigas, disputas, lutas e desavenças elevam os números da violência nesse período. O maior perigo acontece na madrugada e final de festa. Pessoas de má índole e movidos pela droga e álcool causam danos em bares com o objetivo de não pagarem a conta e importunam quem atravessar na sua frente.
Para os profissionais da segurança pública todo cuidado é pouco. Afinal, muitos bandidos acreditam que podem ” meter bronca” sem ser admoestados. As famílias devem orientar seus filhos para ficarem atentos aos copos de suas bebidas e desconfiar de desconhecidos , bem como evitarem qualquer provocação, visto que muitos bandidos inescrupulosos andam armados e ficam valentes e corajosos quando estão com turma para saciar sua brutalidade.
