×

Campeonatos: mata-mata ou pontos corridos?

O futebol brasileiro nos últimos dias foi pego de surpresa pela proposta indecente da toda poderosa emissora do plim-plim. Os sábios homens de tv da referida emissora começaram a fazer pressão junto à CBF, clamando pela volta do Campeonato Nacional sendo disputado atrvés do famigerado, nefasto e tremendamente injusto sistema de mata-mata.

O sucesso da atual fórmula não só nesse ano como também nos anteriores, me leva a pensar, com convicção, no retrocesso que seria trazer de volta essa maneira de disputa no nosso campeonato de futebol mais importante.

O aumento da média de público nos estádios brasileiros após a implantação do novo modelo em 2003, é mais que suficiente para justificarmos e defendermos o novo modo de disputa da competição. Some-se a isso, o fato de termos quase que na totalidade, todos os clubes participando efetivamente do campeonato até as últimas rodadas, quer seja na disputa de vagas para a Copa Libertadores, quer seja tentando fugir da zona de rebaixamento, como também pleiteando vagas na Copa Sul-americana, assegurando com isso, empregos para todos os jogadores desses mesmos clubes. É bom lembrar que na fórmula anterior, a medida que os times iam sendo eliminados, seus elencos eram desfeitos, gerando desemprego num quantitativo grande de atletas.

Se na Europa, continente mais antigo e mais culto que o nosso pobre tupiniquim, o molde de disputa dos mais diversos campeonatos nacionais é o de pontos corridos, porque não imitarmos os países bem mais desenvolvidos em todos os sentidos? Copiar o que é bom não é demérito pra ninguém e sim demonstração de humildade. Como humildade faz bem em todos os segmentos das nossas vidas, creio que o delírio da emissora do plim-plim não mereceu o menor crédito por parte dos dirigentes da CBF.

Por falar em CBF, quero parabenizar aqui a atitude tomada pela entidade máxima do nosso futebol, pois de imediato rechaçou essa terrível idéia, inclusive ameaçando a toda poderosa, dizendo que iria antecipar os horários dos jogos do meio de semana, fazendo com isso, que o recuo da emissora acontecesse pois a mesma teria que optar entre novelas e tele-jornal ou futebol.

Acho que aqueles que fazem a defesa dessa nefasta fórmula de disputa, não coseguem enxergar o buraco que estão cavando para o futebol brasileiro. O pior de tudo é que até hoje, ainda temos na mídia esportiva, bastante defensores dessa causa. Comparando com a tentativa de virada de mesa de FAF, em relação a inclusão do CSA na 1ª divisão de 2010, contando com apoio de grande parte da imprensa do nosso estado, só posso lamentar que esses mesmos profissionais fiquem usando os mais diversos meios de comunicação, clamando e bradadndo aos quatro cantos por justiça. Será que o mais justo meio de avaliarmos um campeão é através de uma competição por pontos corridos ou o tal mata-mata? trazendo para o ambito local, será justo o Azulão disputando a segunda divisão (direito adquirido dentro de campo), ou na maracutaia, colocá-lo novamente na elite do nosso futebol?

Não sou o dono da verdade, mas contra os fatos não existem argumentos, já dizia minha avó. Façamos uma reflexão e com muita coerência, reconheçamos que o mata-mata, via de regra, pode contemplar os mais imcompetentes, os mais desorganizados e os mais corruptos, coisa que é quase impossível de acontecer na competição de pontos corridos. Basta olhar o exemplo do São Paulo, indiscutívelmente o clube mais organizado do país, cem anos-luz na frente de qualquer outro e merecidamente atual tri-campeão brasileiro.