A campanha eleitoral teve início oficial na terça-feira, 06 de junho, mas parece que os candidatos continuam na trincheira de guerra, esperando pelo primeiro ataque para realmente começar o combate eleitoral. De Maragogi a Penedo ou de Porto Real do Colégio a Delmiro Gouveia, pode ser notada a tranqüilidade que por enquanto ainda predomina em Alagoas.
A partir de agosto a campanha transforma-se numa espécie de “reality show eleitoral” onde meros desconhecidos no cenário político passam a ganhar 1 minuto de fama através dos programas gratuitos veiculados no rádio e na TV.
Em Alagoas, estado que possui o penúltimo lugar na escala que considera o Índice de Desenvolvimento Humano do País -IDH, tem candidato para todos os gostos, aqui tem Abobrinha, Pirulito, Capacete e Xereta. Nomes com respectivos números que estão a disposição do eleitor alagoano.
Nas ruas da capital e também dos interiores não é visto ainda nenhuma pichação, nem ouvido nenhum jingle de candidato. Os adesivos de carro parecem que estavam mais disputados antes do início do pleito do que agora quando está liberado. Confuso!
Em Penedo, município alagoano localizado no extremo sul de Alagoas, quatro candidatos colocaram seus nomes a disposição da população, dois concorrem a cadeiras na Casa Tavares Bastos (Jorginho Seixas e Manoel Santa’nna) e outros dois a cadeiras na Câmara Federal (Moraes Júnior e Alexandre Toledo). Cada candidato apoia um candidato a governo diferente, sendo montado então quatro palanques na cidade ribeirinha