E não é que o Bom Jesus dos Navegantes virou Netuno, o Rei dos Mares, e também cabo eleitoral! As ‘transformações’ constam na capa do folder com a programação da maior festa religiosa da região do Baixo São Francisco alagoano. O panfleto estampa a reprodução da imagem do santo protetor dos navegantes sobre uma embarcação que leva a inscrição Rei dos Mares, título dedicado à entidade criada pela mitologia grega.
Além da distorção que macula o significado do santo para seus milhares de devotos, o material gráfico apresenta uma segunda surpresa, tão desagradável quanto a primeira. No verso do folder, entre as logomarcas dos patrocinadores do evento religioso que acontece a cada segundo domingo do mês de janeiro, constam nada menos do que onze nomes de políticos, de vereadores a deputados, todos com mandatos garantidos para a próxima legislatura.
As inovações foram tema do editorial de abertura do Lance Livre, veiculado pela Rádio Penedo FM desta quarta-feira, 22, programa comandado por Martha Martyres, neta de Cesário Procópio dos Martyres, artista que esculpiu a imagem de Bom Jesus dos Navegantes. Após o comentário, ela foi procurada por um dos organizadores da procissão, o contador Joaquim Reis, que disse ter precisado recorrer aos políticos para bancar a produção dos panfletos porque a prefeitura de Penedo alegou indisponibilidade de recursos, apesar de a atual administração constar com sua marca no mesmo folder.
Sobre a inscrição Rei dos Mares, Joaquim Reis justificou que ela consta na embarcação que leva a imagem de Bom Jesus durante a procissão. Rei dos Mares e agora cabo eleitoral! O que será que o futuro ainda reserva ao Protetor dos Navegantes?