Alguns católicos penedenses questionaram na manhã de hoje, o fato de uma tradição que se arrasta ao longo do tempo correr o risco de ser quebrada no ano em que a festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo completa 132 anos. Em reunião da coordenação da programação religiosa ficou acertado que em 2016, a imagem do santo protetor dos ribeirinhos seguirá em procissão pelas ruas da cidade no caminhão do Corpo de Bombeiros.
Pela altura em que vai estar a imagem, uma tradição poderia ser quebrada, sendo praticamente impedido aos fiéis o toque na imagem do Bom Jesus, algo que é feito por muitos romeiros que chegam ainda na madrugada do domingo em Penedo e fazem fila em frente a capela de Santa Cruz, onde a imagem esculpida por Cezário Procópio dos Martyres é zelada durante todo o ano.
De acordo com Joaquim Reis de Santana, que participa a vários anos da coordenação religiosa do evento, uma comissão decidiu de forma consensual sobre a inovação desse ano. Ainda de acordo com Padre Jackson Nascimento a decisão não afetará na diminuição do número de crachás que permitem acesso às balsas que fazem a procissão fluvial. Lembrando ainda que o toque dos fiéis na imagem do Bom Jesus pode ser feito ainda na capela, antes que seja colocada no caminhão.
“Continuam os mesmos números de 90 crachás para cada balsa, sendo lembrado que até o motorista do caminhão do corpo de bombeiros também estará devidamente autorizado e identificado com o crachá de acesso à balsa que conduzirá a imagem do Bom Jesus dos Navegantes”, finalizou Padre Jackson.
rafael@aquiacontece.com.br
@medeiros_AL
(82) 99312-1531
