O Governo Federal começou a semana com uma ótima notícia para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS): ficou mais barato, para esse público, fazer um empréstimo consignado.
O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou uma redução de 0,44 ponto percentual no teto dos juros cobrados nessa modalidade de empréstimo. Com a mudança, o juro máximo que os bancos poderão cobrar pelo consignado a aposentados e pensionistas caiu de 2,14% para 1,70% ao mês.
Houve redução também dos juros cobrados para o cartão de crédito consignado dos beneficiários. Nesse caso, o teto caiu de 3,06% para 2,62% ao mês. As novas regras devem entrar em vigor nesta quarta-feira (15), quando a instrução for publicada no Diário Oficial da União.
A redução do teto dos juros para os novos contratos foi uma proposta feita pelo governo Lula. O ministro da Previdência, Carlos Lupi, que preside o CNPS, ressaltou que “baixar os juros é a bandeira do nosso governo e, no que depender do Ministério da Previdência, estaremos sempre prontos para ajudar”.
Fonte: PT