Até parece perseguição. Pois não é que faltou luz durante a audiência pública realizada para apresentação da linha de transmissão de energia elétrica Jardim-Penedo! O evento que seria realizado em junho teve que ser adiado por causa de apagão que deixou quatro municípios do Baixo São Francisco no breu durante cerca de nove horas.
Remarcada para a noite desta quinta-feira, 22, a audiência transcorria normalmente nas dependências do secular Theatro Sete de Setembro, na histórica Penedo. Os aspectos de engenharia da obra orçada em R$ 32 milhões já tinham sido apresentados por representantes da Eletrobras, exposição seguida dos impactos ambientais por técnicos do Ibama. Pausa para o lanche, com retorno para o debate final. Faltando dez minutos para as 22 horas, a escuridão se fez.
O problema que atingiu a parte baixa de Penedo levou cerca de uma hora para ser resolvido, mas a organização não esperou pela solução e apelou para o improviso. Sob as luzes dos faróis dos carros estacionados em frente ao teatro, os participantes reuniram-se no hall e concluíram a última etapa da audiência pública.
Resta torcer para que o investimento anunciado como a redenção dos apagões nos municípios ribeirinhos alagoanos realmente cumpra com a promessa de garantir potencial energético para a região situada entre as cidades de Jardim, localizada em Sergipe, e Penedo, cá nas Alagoas.
