A tradicional Black Friday, é uma data muito conhecida pela tradicional liquidação que originalmente partiu dos Estados Unidos e logo caiu no gosto do Brasileiro. De acordo com estudos realizados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a data já é considerada a quinta mais importante do varejo brasileiro, logo atrás do natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais. No mesmo estudo, foi possível prever as expectativas para a Black deste ano, que são bem altas segundo a projeção da CNC, podendo movimentar em torno de R$ 4,2 Bilhões e registrar a maior movimentação financeira desde a data que esse evento foi incorporado no calendário nacional do varejo em 2010.
O que parece uma ótima oportunidade de aproveitar preços baixos e bons é adiantar as compras para o Natal, pode esconder alguns perigos, isso porque muitas quadrilhas aproveitam essa alta nas movimentações financeiras e o momento de euforias no varejo para aplicar golpes e causar grandes prejuízos. Muitos desses golpes, são aplicados utilizando parte da engenharia social, que consiste na manipulação do usuário para que ele forneça informações confiáveis, objetivando assim o roubo de informações, dados bancários e dinheiro. Sabendo desses golpes, é necessário estar alerta com os cuidados em preços fakes, pois muitas lojas manipulam os preços antes e depois para criar um falso desconto que por muitas vezes é visto como promoção ou oportunidade, sendo um grande perigo para pessoas impulsivas.
Ao observar esses possíveis golpes, especialistas em segurança digital e bancária, aconselha: dar sempre preferência aos sites conhecidos para compras, nunca utilizar computadores públicos, nunca salvar seus dados, senhas ou chaves no sistema, verificar com atenção aos dados solicitados e sempre lembrar, dificilmente bancos enviam mensagens com links para verificar dados da conta. Quando se trata de golpes todo cuidado é pouco, pois por tudo estar mais tecnológico, uma informação está sendo mais valiosa que a senha da conta, visto que muitos criminosos com o devido acesso a esses dados conseguem efetuar um prejuízo a vítima maior do que apenas um roubo na conta bancária. Se for pagar com o Pix, sempre faça o pagamento dentro do ambiente da loja virtual, dando preferência a o uso do cartão virtual ou o próprio QR Code, obtendo mais segurança nas transações.