Skip to content

Avaliação psicológica para renovação da CNH poderá ser obrigatória para todo mundo

  • Home
  • Blogs
  • Avaliação psicológica para renovação da CNH poderá ser obrigatória para todo mundo

Blog

Avaliação psicológica para renovação da CNH poderá ser obrigatória para todo mundo

Aprovado esta semana pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, o PLS 98/2015, estende a todos os motoristas a exigência de avaliação psicológica para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Atualmente, a avaliação é realizada apenas quando a pessoa tenta obter a primeira CNH. A proposição que é de autoria do senador Davi Alcolumbre (DEM/AP), altera a redação dos artigos 147 e 148 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro.

O autor do projeto destacou que, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada – IPEA, o Brasil é um dos recordistas mundiais em acidentes de trânsito. Ocorrem em média 6,8 mortes para cada 10 mil veículos, enquanto nos Estados Unidos a média é de 1,93 e na França 2,35. “São inúmeros os fatores que contribuem para essa verdadeira pandemia. Entre os fatores que favorecem a ocorrência de um número tão elevado de acidentes, aparece o fator humano como o principal. Porém, o ser humano não pode ser analisado separadamente”, afirma o senador.

Ainda segundo Davi Alcolumbre, Como no Brasil o número de acidentes tem aumentado sobremaneira, impõe-se que se dê maior atenção à avaliação da aptidão física, mental e, sobretudo, psicológica. “Sendo assim, há que se tornar obrigatório, para todos os motoristas, o exame psicológico na primeira habilitação e nas suas renovações”, justifica.

Aprovada em votação terminativa na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a matéria vai a análise dos deputados, caso não haja recurso da decisão da comissão. Em seguida será sancionada pelo Chefe do Executivo Federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também