×

Blogs Roberto Lopes

Advogado, Jornalista e Professor. Pós-Graduação em Comunicação e Marketing Empresarial; e mestrados em Direito Eleitoral e Direito Administrativo

Autorizado concurso público para 180 vagas no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

O prazo para a publicação do edital será até seis meses (Foto: ICMBio)

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, publicou no Diário Oficial da União a portaria nº 4.591/2024, que autoriza a realização de concurso público para o provimento de 180 (cento e oitenta) cargos no quadro de pessoal do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), sendo 120 (cento e vinte) vagas para nível superior e 60 (sessenta) para nível médio. O prazo para a publicação do edital de abertura do concurso público será de até seis meses, contado a partir da publicação desta portaria (02 de julho de 2024). Já o prazo de antecedência mínima entre a publicação deste edital e a realização da primeira prova do certame será de dois meses.

O provimento destes cargos dependerá de autorização do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e está condicionado à homologação do resultado final do concurso; e à declaração do ordenador de despesa responsável, quando do provimento dos cargos, sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.

O órgão ou a entidade que realizará o concurso caberá: editar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos necessários à realização do concurso público, de acordo com as disposições do Decreto nº 9.739, de 28 de março de 2019; observar as leis e os regulamentos que tratem sobre políticas de reserva de vagas em concursos públicos e assegurar que as ações e procedimentos previstos no concurso público estejam alinhados ao alcance da efetividade de tais políticas; e zelar pela conformidade legal dos procedimentos relacionados ao planejamento e à execução do concurso público.

 

Por: Roberto Lopes