×

Assinatura Digital: Entenda como essa prática funciona

Especialistas afirmam que essa prática pode ser utilizada com medidas de segurança.

O processo da pandemia acelerou a digitalização de muitos serviços e abriu brechas para reduzir burocracias que são vigentes nos dias atuais. Esse processo trouxe bem aos que necessitam de rapidez nos atendimentos, processos de serviços e resolução de trabalho, para tal surge uma nova ferramenta para conceder avanços na assinatura de contratos, aluguel de imovel, documentos que não necessitam de assinatura física, podendo agora serem realizadas por meio de um aplicativo gratuito. Não há problema em adicionar/criar uma assinatura em sites e aplicativos desde que as partes estejam cientes e concordam com esse tipo de firma, apresentando ser um avanço da tecnologia atual.

Para obter este novo recurso, antes de tudo é preciso que a assinatura digital seja realizada e certificada pelos Certificados Digitais da ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras), essa nova ferramenta viabiliza a identificação virtual de cidadãos e de empresas. No contexto eletrônico, a assinatura eletrônica é feita por outros métodos virtuais, como por exemplo aplicativos, sem o devido uso de certificados. Este método é permitido desde 2001, por meio da Medida Provisória 2.200, que estabeleceu “ a integridade e a validade jurídica” de documentos digitais autênticos por certificados digitais ICP-Brasil ou por qualquer método de assinatura eletrônica, como senhas, tokens, biometria, reconhecimento facial e até por confirmação de SMS.

Quando observamos o quesito segurança, esse sistema oferece mais camadas de verificação, quando se é omitido, há uma conferência da identidade das pessoas e até de documentos, solidificando ainda mais o amparo seguro aos dados e informações. Os aplicativos: DocuSing, Adobe Acrobat Reader, Microsoft Office são alguns mais populares para tal assinatura, podendo sempre serem usados no computador, aparelhos Android e iPhone (iOS). Para o devido uso, é necessário o bom entendimento na operacionalidade dessas chaves, pois o Brasil tem muito problema gerado pelo furto de identidade e fraude documental, sendo uma boa parte desta prática executada por meio eletrônico. Especialistas afirmam que o cuidado deve ser exagerado, pois quanto mais facilidade, mais condição de fraude poderá acontecer, para tal, antes de qualquer ação consulte um especialista ou artigos seguros que possam ajudar nesse processo.

Até o nosso próximo encontro!!!