×

Blogs Roberto Lopes

Advogado, Jornalista e Professor. Pós-Graduação em Comunicação e Marketing Empresarial; e mestrados em Direito Eleitoral e Direito Administrativo

Assembleia Legislativa cria a Comenda Jorge de Lima para homenagear a cultura alagoana

Alagoano Jorge de Lima é homenageado pela Assembleia Legislativa

O presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado Marcelo Victor publicou no Diário Oficial Eletrônico da Casa, a Resolução nº 707/2023, que institui a Comenda Jorge de Lima destinada às personalidades físicas ou jurídicas que se destaquem em razão de contribuições culturais, em especial no ramo da poesia, da literatura e das artes plásticas. De autoria do deputado Alexandre Ayres (MDB), a entrega da comenda será feita, anualmente, em sessão solene expressamente convocada para este fim, preferencialmente no dia 23 de abril, em lembrança a data de nascimento deste ilustre alagoano de União dos Palmares.

“Jorge de Lima destacou-se internacionalmente como poeta, e seu nome chegou a ser sondado para o Prêmio Nobel de Literatura, com indicação sugerida em 1958, mas infelizmente, faleceu em 1953. Além disso, foi romancista, ensaísta, artista plástico, e ativista católico. Uma dês suas composições mais famosas, ‘O acendedor de lampiões’, foi escrito aos 17 anos de idade. Em 1940 recebeu o Grande Prêmio da Poesia, da Academia Brasileira de Letras, enfim, a esta comenda, visa perpetuar o nome, a figura e a importância de Jorge de Lima, incentivando a criação artística contemporânea”, disse Alexandre Ayres.

No mês passado, a Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou o projeto de Resolução nº 10/2023, do deputado Doutor Wanderley (MDB), que denomina de “Deputado Jorge Lima” a biblioteca da Casa. “Em 2023 completam-se 130 anos do nascimento de Jorge de Lima, considerado um dos maiores poetas brasileiros, que atuou com brilhantismo em todas as áreas às quais se dedicou, destacando-se por sua proficiência na Medicina”, afirmou o parlamentar, lembrando que a figura histórica também foi membro da Academia Alagoana de Letras, além de ter exercido o cargo de deputado estadual por Alagoas.

“O homenageado ocupou o mandato nesta Casa Legislativa pelo Partido Democrata em duas legislaturas (1919-1920 e 1921-1922), e essa denominação é uma forma de retribuir e agradecer pelo trabalho desenvolvido que, sem dúvida, engrandeceu o Estado de Alagoas”, completou Wanderley.