Projeto de lei é de autoria do deputado Gilvan Barros Filho
A Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou, nesta quinta-feira,5, por unanimidade, o projeto de lei nº 285/2023, de autoria do deputado Gilvan Barros Filho (MDB), que institui, nas escolas públicas estaduais, programa Alagoas Mais Verde, com o objetivo de incentivar à adoção de biodigestores entre a comunidade escolar. A matéria foi aprovada em segundo e último turno.
O deputado explica que o biodigestor é um equipamento que produz, além do biogás, o biofertilizante liquido. Assim, ainda segundo o deputado, cascas, sementes, bagaço de frutas, e restos de legumes, deixam de ir para o lixo comum para gerar o biogás, que retorna para o fogão no preparo da merenda, substituindo a compra do botijão GLP.
“O biofertilizante liquido pode ser utilizado nas hortas, pomares e jardins da escola. Já o biodigestor pode ser usado ainda, para o tratamento de esgotos em escolas que ainda não possuem saneamento básico. Com isso podemos contribuir para promover a sustentabilidade nas escolas alagoanas”, afirma Gilvan Barros Filho.
O autor do projeto disse ainda, que o biodigestor é um instrumento que, inclusive, pode ser utilizado como ferramenta pedagógica. Ele cumpre um papel importante para despertar a educação e cidadania ambiental, e permite a conexão com matérias como ciências, química, física, matemática e biologia.
